Niterói já arrecadou mais de 10 toneladas de alimentos e mil itens de higiene e limpeza doados nos postos de vacinação contra a Covid-19. Lançada no início deste mês, a campanha Niterói Solidária já entregou 200 kits para ONGs e entidades cadastradas na Prefeitura que estão repassando para famílias em situação de vulnerabilidade e que não estão assistidas por nenhum programa de mitigação dos efeitos da pandemia do Município.
Várias secretarias e dezenas de funcionários estão envolvidos diretamente na logística da operação, como os voluntários da Defesa Civil, os agentes das secretarias de Direitos Humanos, de Assistência Social, de Conservação e Serviços Públicos, das administrações regionais e da Ordem Pública, onde os alimentos são armazenados. A coordenação é da primeira-dama, Christa Grael, que atua como voluntária. “Estou muito feliz com a proporção que a campanha vem tomando. A população abraçou a Niterói Solidária e, com isso, juntos, conseguiremos ajudar muitas famílias a passar por esse momento tão difícil. Em apenas 10 dias, já passamos de 10 toneladas de alimentos e mais de mil itens de higiene e limpeza. Esperamos continuar a ter o máximo de adesão possível para que a nossa campanha consiga atingir cada vez mais pessoas que estão necessitando de ajuda nesse período crítico”, afirmou Christa.
Nesta segunda-feira (19), o Instituto Gay Lussac entregou mais 1,5 tonelada de alimentos em um dos postos de arrecadação da campanha. Na semana passada, o instituto já havia feito a doação de mais de 1,5 tonelada, assim como o Colégio Marly Cury, que doou mais de meia tonelada. As duas instituições de ensino da rede privada já doaram, juntas, quase quatro toneladas de alimentos e itens de higiene e limpeza.
Podem ser doados alimentos e produtos de limpeza e higiene como arroz, macarrão, feijão, leite, enlatados, sabonetes, álcool, desinfetante etc. As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 16h, nas policlínicas da Engenhoca, São Lourenço, Vital Brazil, Barreto, Itaipu, Piratininga, Clube Central (Icaraí) e no Drive Thru no Campus da UFF no Gragoatá. Aos sábados, das 8h às 12h, no Drive Thru e em duas das policlínicas regionais.