Cidade

Niterói se mobiliza para enfrentar frente fria e chuvas intensas

Niterói se mobiliza para enfrentar frente fria e chuvas intensas com ações de prevenção e estado de alerta da Prefeitura.

Divulgação/Prefeitura de Niterói
Divulgação/Prefeitura de Niterói

Niterói - Com a chegada de uma frente fria ao Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Niterói informou que está em estado de alerta e intensificou as ações de prevenção e resposta a emergências. A cidade entrou oficialmente em Estágio de Atenção às 6h50 desta sexta-feira (04/04), devido ao aumento no volume de chuvas. A previsão indica pancadas mais fortes, com acumulados significativos até o fim de semana.

Segundo a Defesa Civil de Niterói, os maiores registros de chuva em 30 minutos foram no Morro do Palácio (23 mm), seguido por Piratininga (20,8 mm), Maravista (19,4 mm) e São Francisco (13,6 mm). O Centro de Monitoramento e Operações (CMO) segue acompanhando o cenário em tempo real.


Prefeitura articula ações para minimizar riscos à população

Durante reunião do Gabinete de Prevenção de Chuvas, a prefeita em exercício, Isabel Swan, reforçou a importância do trabalho integrado. “Tivemos um volume alto de chuva em pouco tempo na parte da manhã. Organizamos os procedimentos para minimizar riscos e ter um plano de ação eficiente para a cidade”, afirmou.

O secretário-adjunto de Defesa Civil, coronel Wallace Medeiros, destacou que os principais transtornos foram no trânsito, e que os protocolos de emergência estão sendo seguidos com foco na resposta rápida. “Os transtornos da manhã foram, basicamente, situações de trânsito. Temos protocolos específicos para dar a melhor resposta possível no menor período de tempo”

Já o secretário-executivo Felipe Peixoto enfatizou a agilidade da gestão: “Todas as secretarias estão mobilizadas para atuar no que for necessário”.


Ações preventivas já em andamento

Entre as ações preventivas, a Clin (Companhia de Limpeza de Niterói) antecipou o horário da coleta de lixo domiciliar para 18h, evitando que resíduos sejam arrastados pelas águas e prejudiquem a drenagem urbana. Além da Clin, também estão em prontidão equipes da SMASES, Seconser, Seop, e da NitTrans, com atuação coordenada para casos de emergência.

Divulgação/Prefeitura de Niterói
Divulgação/Prefeitura de Niterói

A Defesa Civil reforça que a cidade conta com plantão 24 horas, monitoramento meteorológico e envio de alertas por SMS (40199), pelo aplicativo Alerta DCNIT, além de redes sociais e WhatsApp.


Orientações da Defesa Civil de Niterói em caso de chuva forte

  • Pessoas em áreas de risco devem ficar atentas para eventuais ameaças de deslizamentos e devem estar preparadas para se deslocarem para locais seguros;
  • As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar;
  • Evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamento;
  • Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas atmosféricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.