Cidades

Niterói se consolida como polo cervejeiro no Mondial de la Bière

Niterói se consolida como polo cervejeiro no Mondial de la Bière 2025, com nove cervejarias artesanais e muito mais.

Foto: Thiago Côrtes
Foto: Thiago Côrtes

Com selo Niterói Cervejeiro, a cidade estará representada no maior festival de cervejas artesanais da América Latina, entre 11 e 14 de setembro, no Pier Mauá, Rio de Janeiro.

Nove marcas de Niterói no festival

Niterói participa do Mondial de la Bière 2025 com nove cervejarias artesanais: Malteca, Nói, Máfia, Masterpiece, Maldita, Fractal Brewery, Matisse, Belgarioca e Brewlab. O estande da Prefeitura terá ativações, brindes e divulgação de roteiros turísticos, unindo cerveja, turismo e economia criativa.

Foto: Thiago Côrtes

Turismo e economia criativa

Segundo o prefeito Rodrigo Neves, festivais como este são estratégicos para fortalecer a produção local, movimentar a economia e posicionar Niterói como um destino de experiências inovadoras.

“Festivais como o Mondial de la Bière são fundamentais para impulsionar o ecossistema de negócios, movimentar a economia, valorizar a identidade cultural e posicionar Niterói como destino de experiências e inovação. Estamos no rumo certo ao abrir espaço para iniciativas que unem vocação econômica, talento local e desenvolvimento sustentável”, afirma o prefeito Rodrigo Neves.

O evento, que espera receber mais de 50 mil visitantes, será uma vitrine para atrair parcerias, turistas e investidores, além de consolidar o programa Niterói Cervejeiro, criado em 2017.

“Serão marcas de diversos sabores e texturas. Uma boa oportunidade para quem é apreciador da cerveja artesanal valorizar as cervejarias da cidade, que a cada dia estão se aperfeiçoando mais. O Armazém 5 será o ponto de encontro para experimentar, descobrir e brindar com as cervejarias de Niterói. Entre rótulos variados, música ao vivo e muita energia, o festival é um convite para celebrar a criatividade, a inovação e a alegria de uma cidade que fermenta experiências únicas em cada copo”, explica o coordenador-geral de Eventos de Niterói, André Felipe Gagliano.

Para o presidente da Neltur, André Bento, Niterói se consolida, cada vez mais, como um importante polo de economia criativa e de turismo no estado do Rio de Janeiro.

“O crescimento do setor cervejeiro artesanal é um exemplo da diversificação da matriz econômica da cidade, apoiando empreendedores locais, estimulando a geração de emprego e renda, atraindo visitantes e impulsionando o turismo na cidade”, destaca Bento.

Impacto do setor em Niterói

Levantamento do Programa de Desenvolvimento dos Projetos Aplicados (UFF + Prefeitura) mostra que Niterói já conta com:

  • 7 fábricas de cerveja (4 em processo de registro)
  • 32 cervejarias ciganas
  • 19 bares cervejeiros
  • 5 associações cervejeiras
  • 3 startups de bebidas artesanais
  • 2 coletivos cervejeiros

O setor emprega cerca de 600 pessoas direta e indiretamente.

Festival internacional

O Mondial de la Bière é o maior festival do segmento na América Latina e terá em 2025 um investimento em mídia 50% maior que no ano anterior. Além da degustação de rótulos, o público encontrará música ao vivo, experiências culturais e lançamentos exclusivos.