Caça-Fios

Niterói retira mais de 1 tonelada de fios caídos na cidade

Operação Caça-Fios: mais de 1 tonelada de fios caídos já foi retirada em Niterói. Conheça a estratégia do programa.

Divulgação
Divulgação

Niterói - Nos primeiros dois dias da operação Caça-Fios, a Prefeitura de Niterói retirou mais de 1 tonelada de cabos, fios e cordas de aço de ruas dos bairros Fonseca, Centro, Icaraí e São Francisco. A iniciativa é parte de um esforço conjunto para reorganizar a fiação urbana, intensificar a limpeza e promover a conservação dos espaços públicos por meio dos programas Caça-Fios e Cidade Limpa, lançados na última quinta-feira (2).

Mais segurança e organização urbana

“A retirada dos fios caídos e soltos dos postes traz mais segurança e contribui para a organização e embelezamento da cidade, criando um ambiente mais seguro e agradável para as pessoas. Não vou admitir que as concessionárias façam reparos e abandonem os fios e rolos de fios nos postes. Não vou permitir essa bagunça na fiação da cidade”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

Ações integradas e resultados visíveis

Com mais de 450 trabalhadores atuando em turnos e equipes, a força-tarefa engloba a remoção de fios soltos, postes inutilizados, pequenas podas de árvores, limpeza de bueiros, capina, pintura de meios-fios e postes, entre outros serviços. As ações contam com a participação de funcionários da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).

Objetivos dos programas

O programa Caça-Fios busca reorganizar a rede de distribuição de energia elétrica e telecomunicações, eliminando o emaranhado de fios nos postes e promovendo uma infraestrutura urbana mais eficiente. Já o programa Cidade Limpa foca na elevação dos padrões de limpeza e conservação, transformando a paisagem urbana de Niterói.

Planejamento e sustentabilidade

A operação, que terá duração inicial de 60 dias, é parte de um plano mais amplo do prefeito Rodrigo Neves para transformar a paisagem urbana da cidade nos primeiros 100 dias de sua gestão. Após esse período, as concessionárias de energia e telecomunicações deverão apresentar um plano de ação contínuo, com cronogramas de retirada e alinhamento de cabos e postes, sujeito à aprovação da Prefeitura.

Todo o material coletado será destinado à reciclagem, reforçando o compromisso de Niterói com a sustentabilidade e o meio ambiente.

Colaboração das concessionárias

Além da atuação direta da Prefeitura, o plano inclui a colaboração das empresas responsáveis pela instalação dos fios. A meta é implementar um sistema de gestão que envolva responsabilidades e prazos claros para a retirada e organização da fiação, garantindo um ambiente urbano mais seguro e harmonioso para os cidadãos.