Uma falha na subestação da Enel, localizada em Alcântara, São Gonçalo, interrompeu o fornecimento de energia elétrica na tarde desta terça-feira (12), afetando diversos bairros em Niterói, São Gonçalo e Maricá. A ocorrência gerou transtornos generalizados, incluindo impactos no abastecimento de água e no trânsito.
Impacto no abastecimento de água
A interrupção da energia elétrica também paralisou a Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal, responsável pelo Sistema Imunana-Laranjal, às 14h15. Como resultado, o fornecimento de água nas localidades atendidas pela unidade foi prejudicado.
Técnicos da Cedae acompanham o trabalho da Enel para normalizar o fornecimento de energia e retomar a produção de água. As concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, responsáveis pela distribuição, foram notificadas e estão monitorando a situação.
“Devido a falha no fornecimento de energia elétrica pela concessionária Enel, a operação do Sistema Imunana-Laranjal foi interrompida às 14h15 desta terça-feira (12/11). A Enel já foi acionada, e técnicos da Cedae acompanham a normalização do fornecimento de energia para retomar a produção de água. As concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, responsáveis pela distribuição de água nas áreas atendidas pelo Sistema, foram comunicadas.” informou a Cedae.
Apagão em diversos bairros
Em Niterói, moradores relataram falta de luz em bairros como Centro, Santa Rosa, Fonseca, Engenhoca, Várzea das Moças e na Região Oceânica. Nas redes sociais, usuários compartilharam as dificuldades enfrentadas, incluindo problemas em serviços essenciais.
A Nittrans informou que a falta de energia afetou o funcionamento de sinais de trânsito, com diversos semáforos em modo intermitente. Equipes estão nas ruas para orientar motoristas e pedestres. “Reduza a velocidade e redobre a atenção, especialmente nas áreas afetadas”, alertou a empresa.
Prefeitura de Niterói cobra solução da Enel
O prefeito de Niterói, Axel Grael, criticou a recorrência de problemas no fornecimento de energia, especialmente em dias sem chuvas ou ventos fortes. Em nota, declarou:
“Falei há pouco com o diretor de Operações da Enel sobre os múltiplos casos de falta de luz em Niterói. Estou cobrando a regularização urgente do fornecimento de energia em toda a nossa cidade. É inadmissível que situações como essa sejam recorrentes.”
Posicionamento da Enel
A Enel, concessionária responsável, informou que a falha teve origem em sua subestação de Alcântara, impactando o fornecimento em partes de Niterói, São Gonçalo e Maricá. Segundo a empresa, técnicos estão realizando manobras remotas para minimizar os impactos e corrigir o problema.
“A Enel Rio informa que normalizou o fornecimento de energia para 73% dos clientes que tiveram o fornecimento afetado na tarde de hoje (12) após uma ocorrência com origem na subestação Alcântara. Uma falha em um equipamento da subestação causou impacto no serviço para parte dos clientes das cidades de Niterói, São Gonçalo e Maricá. Técnicos da distribuidora seguem realizando manobras remotas na rede elétrica para normalizar gradualmente o serviço. Como a intercorrência gerou um curto-circuito e a liberação de fumaça na subestação, técnicos da distribuidora precisaram aguardar a liberação do Corpo de Bombeiros para acessar o local. O acesso já foi liberado e as equipes começaram a atuar nos reparos necessários. A empresa está apurando as causas do ocorrido.”, afirmou a Enel.
Recomendações
Moradores e motoristas devem estar atentos à situação, especialmente nas áreas onde a falta de luz prejudica o trânsito e o funcionamento de serviços. Acompanhe atualizações sobre o caso para informações sobre a normalização do fornecimento de energia e o impacto no abastecimento de água.