
A Prefeitura de Niterói e a concessionária Águas de Niterói anunciaram, nesta segunda-feira (3), um investimento superior a R$ 300 milhões para garantir que a cidade atinja 100% de tratamento de esgoto até dezembro de 2028.
Com o novo plano, Niterói — que já ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de saneamento do Instituto Trata Brasil — se tornará a primeira cidade do estado do Rio de Janeiro com cobertura total de esgoto tratado, consolidando sua posição como referência em sustentabilidade e qualidade de vida.
Atualmente, o município já trata 95,6% do esgoto produzido e possui 100% de abastecimento de água.

Obras começam imediatamente e priorizam comunidades
Segundo o prefeito Rodrigo Neves, a ampliação vai contemplar todos os bairros e comunidades de Niterói, com destaque para aquelas que integram o Programa Vida Nova no Morro, que beneficiará 83 comunidades e 150 mil moradores com infraestrutura, urbanização e inclusão social.
“Niterói vai chegar a 100% de redes coletoras em todas as ruas, bairros e comunidades da nossa cidade. Hoje anunciamos um plano de investimento para os próximos 3 anos que vai fazer de Niterói a melhor cidade de saneamento básico do Brasil. No meu mandato anterior, a gente teve a inauguração de novas estações de tratamento de esgoto, como a de Maria Paula e Sapê, novas adutoras de distribuição de água tratada, além de novos reservatórios na Região Oceânica e em Pendotiba e chegamos a 100% de água tratada e distribuída em 2017. O anúncio de hoje foi feito com base no estudo, na técnica e no planejamento. Saneamento é saúde, recuperação e preservação do meio ambiente e qualidade de vida para o cidadão”, destacou o prefeito.
As obras começam imediatamente, com 15 equipes nas ruas já nesta semana. A previsão é de que o número aumente para 60 frentes de trabalho simultâneas até o final do projeto.
Expansão da rede e impacto ambiental positivo
A concessionária vai construir 250 quilômetros de novas redes de esgoto, que se somarão aos mais de mil quilômetros já existentes, integrados a nove estações de tratamento. Essas estruturas, segundo a empresa, têm capacidade para atender à demanda da cidade pelos próximos 100 anos.
O diretor-executivo da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves, destacou que o avanço reforça a posição do município como modelo nacional de saneamento:
“A partir de amanhã, já estaremos com 15 equipes nas ruas para iniciar as obras e vamos alcançar o ponto máximo de 60 equipes em todas as comunidades e em todos os bairros de Niterói até 2028. A Águas de Niterói é uma concessão madura, reconhecida por já ter alcançado a universalização do saneamento, segundo os parâmetros do Novo Marco Legal do Saneamento. Nos próximos anos, realizaremos investimentos robustos em obras e programas que vão ampliar a cobertura de esgotamento sanitário, além do oferecimento de tarifas que proporcionam maior acessibilidade para moradores de baixa renda e pequenos comerciantes”, afirmou.
A ampliação também vai contribuir diretamente para a recuperação das lagoas de Piratininga e Itaipu e para a melhoria da qualidade das praias da Baía de Guanabara, impactando turismo, meio ambiente e saúde pública.

Programa Vida Nova no Morro: transformação urbana e social
O Programa Vida Nova no Morro, gerido pelo Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidado e coordenado pela primeira-dama Fernanda Sixel Neves, busca promover urbanização integrada, moradias dignas e desenvolvimento socioeconômico nas comunidades de Niterói.
Idealizado com consultoria do arquiteto Sérgio Magalhães, criador do programa Favela-Bairro, o projeto atua em quatro eixos principais:
- Desenvolvimento socioeconômico e capacitação profissional;
 - Melhorias habitacionais com foco em ventilação, iluminação e eficiência energética;
 - Urbanização e resiliência urbana, garantindo segurança climática;
 - Fortalecimento institucional e integração de políticas públicas.
 
Tarifa Social e inclusão
Além da expansão da rede, a Tarifa Social de Água e Esgoto será ampliada para mais de 20 mil famílias inscritas no CadÚnico, garantindo acesso ao serviço com dignidade e preço justo para moradores de baixa renda.