Foto: Prefeito Rodrigo Neves | Alex Ramos
Foto: Prefeito Rodrigo Neves | Alex Ramos

Os dados de outubro de 2025 do Observatório de Segurança Pública mostram um avanço consistente em Niterói. O roubo de veículos caiu 87% frente a outubro de 2024, e o roubo de rua recuou 41%. A letalidade violenta registrou o menor patamar da história do município.

Queda expressiva nos roubos de veículos

Em outubro de 2025, Niterói registrou 7 veículos roubados, contra 58 no mesmo mês de 2024redução superior a 87%. Para efeito de comparação, no mesmo período, a cidade do Rio somou mais de 970 veículos roubados, enquanto São Gonçalo teve mais de 60.

Principais números de outubro (2025 x 2024):

  • Roubo de veículos: 58 → 7 (−87%).
  • Roubo de rua: −41% (queda em outubro/25 vs outubro/24).

“Ano passado e outubro foram 58 veículos roubados e agora em outubro de 25 foram 7 veículos roubados. Para vocês terem uma ideia, na cidade do rio foram mais de 970 veículos roubados no mês de outubro desse ano, na cidade de São Gonçalo, mais de 60 veículos roubados.” Destaca o prefeito de Niterói.

Roubo de rua também recua

O roubo de rua apresentou redução superior a 41% em outubro de 2025 quando comparado a outubro de 2024. O resultado reforça a tendência de queda dos principais indicadores criminais no município.

“Da mesma forma houve uma redução muito expressiva em Niterói no roubo de rua, mais de 41% no mês de outubro de 25 em relação ao outubro de 24. Essa redução expressiva dos indicadores de criminalidade no mês de outubro de 25 na verdade refletem uma redução contínua dos indicadores de criminalidade em Niterói desde que nós implantamos o Centro Integrado de Segurança Pública, o SISP, em 2015 e o programa O Plano Pacto-Niterói Contra a Violência, que é o maior investimento de uma cidade em segurança pública do Brasil.” Destaca o prefeito de Niterói.

Resultado de políticas de segurança pública contínuas

Segundo a Prefeitura, os números refletem um trabalho iniciado com a criação do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), em 2015, e consolidado pelo Pacto Niterói Contra a Violência — apontado como o maior investimento municipal em segurança pública do país. As ações priorizam integração de forças, monitoramento por tecnologia e presença territorial.

Menor letalidade violenta da história

Entre janeiro e outubro de 2025, Niterói registrou 45 ocorrências de letalidade violenta (incluindo homicídios e mortes em ações policiais), o menor número da série histórica no município.

“Eu queria chamar a atenção também para um outro dado, que é a redução expressiva da letalidade violenta em Niterói. Em 2025, nós estamos tendo a menor taxa de letalidade por causa da violência da história, sejam homicídios, sejam mortes por ação da força policial.” Destaca o prefeito de Niterói.

Reconhecimento às forças de segurança

O resultado é atribuído à atuação conjunta da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, forças federais e da equipe do Pacto Niterói Contra a Violência. A orientação é seguir investindo para impedir o avanço de organizações criminosas e garantir qualidade de vida à população.

“Eu queria parabenizar por isso todos os agentes das Forças de Segurança Pública e Niterói a Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Civil e as Forças Federais em Niterói, especialmente aos coordenadores do Pacto-Niterói contra a violência.” Destaca o prefeito de Niterói.