Cidade

Niterói ganha "Rua Seu Antônio" no Cafubá

Projeto de lei, de autoria do vereador Binho Guimarães (PDT) foi aprovado em segunda discussão

Divulgação/Seu Antônio
Divulgação/Seu Antônio

Foi aprovado em segunda votação, nesta quinta-feira (11), na Câmara Municipal de Niterói, o projeto de lei, de autoria do vereador Binho Guimarães (PDT), que muda o nome da Rua Dr. Heleno de Gregório no bairro do Cafubá, Região Oceânica de Niterói, para Rua Seu Antônio, em homenagem à Antônio de Azevedo Alves, proprietário de um dos mais tradicionais redutos gastronômicos de Niterói, o Restaurante Seu Antônio.

“O Seu Antônio faleceu em 11 de novembro de 2023, aos 82 anos, tendo deixado um legado de tradição na gastronomia e na vida da população niteroiense, sendo o objeto da presente lei, uma mera e singela homenagem para perpetuá-lo e materializá-lo na história de nossa cidade.” diz trecho da justificativa do PL.

Nova Rua Seu Antônio | Google Maps

Histórico

Seu Antônio sempre foi um homem muito determinado e essa característica foi fundamental para que superasse um dos momentos mais delicados da sua vida. Após ter sido vítima de um violento assalto, que o deixou à beira da morte, ele saiu do hospital com a certeza de que deveria buscar uma alternativa para garantir a segurança e o bem-estar de todos da sua família.

Antônio de Azevedo Alves (o seu Antônio) / Arquivo Pessoal

Essa decisão fez com que, após se desfazer dos seus comércios no centro da cidade, mudasse para – o então pouco conhecido – bairro do Cafubá na Região Oceânica de Niterói. Ali, ele montou uma pequena quitanda e, no mesmo imóvel, uma pensão muito simples que funcionava na parte dos fundos, onde servia refeições para operários da construção civil.

Naquele momento estava tendo início uma nova trajetória de sucesso que o levou a se tornar proprietário de um dos mais tradicionais redutos gastronômicos de Niterói, o Restaurante Seu Antônio.

Este, por sua vez, tornou-se tão famoso que, em função do grande número de pessoas que aguardavam vagar uma mesa no estabelecimento, foi criado o Bar da Fila, um outro empreendimento que se transformou em mais um caso de sucesso do comerciante português.