Cidades

Niterói diz não à violência contra a mulher

Ato organizado pela Prefeitura de Niterói relembrou os 16 anos da Lei Maria da Penha | Foto: Luciana Carneiro
Ato organizado pela Prefeitura de Niterói relembrou os 16 anos da Lei Maria da Penha | Foto: Luciana Carneiro

A Praça Araribóia, no Centro, foi o local escolhido para um ato organizado pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres da Prefeitura de Niterói, a Codim, para protestar pelo fim da violência de gênero.

Foto: Luciana Carneiro

Vestidas de lilás, cerca de 80 participantes foram às ruas para relembrar os 16 anos da promulgação da Lei Maria da Penha, que criou importantes mecanismos para coibir a violência doméstica familiar contra a mulher.

“Apesar dessa conquista histórica, ainda há muito o que fazer no enfrentamento à violência doméstica. Lançamos uma campanha este mês que promove a reflexão acerca da invisibilidade desta mulher que vive presa a uma relação abusiva”, disse a secretária de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel.

Fernanda destaca que as ações da Codim foram ampliadas com mais uma porta de entrada na rede de proteção, o Programa Auxílio Social para mulheres em situação de violência.

“Tivemos um aumento de 96% nos atendimentos à mulher em situação de violência, no primeiro semestre no Ceam [Centro Especializado de Atendimento à Mulher Neuza Santos] em comparação com o mesmo período do ano passado, o que reflete que estamos no caminho certo e alcançando as mulheres que necessitam de acolhimento e fortalecimento. A violência doméstica, apesar de ocorrer no interior das residências, não é um problema da mulher, é um problema social e cabe ao poder público construir as estratégias de enfrentamento e as oportunidades para o rompimento com o ciclo da violência”, ressalta Fernanda Sixel.

As participantes exibiram cartazes e pediram o fim da violência de gênero. Ao final do encontro, cantaram “Maria, Maria”, de Milton Nascimento e fizeram uma roda de solidariedade. O ato terminou com uma salva de palmas.

Serviços de atendimento à mulher da Prefeitura de Niterói

Centro Especializado de Atendimento à Mulher Neuza Santos (Ceam)
Endereço: Rua Cônsul Francisco Cruz, 49, Centro. Telefones: 21 96992-6557 / 21 2719-3047 (whatsapp). Codim: 21 98321-0548.

Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), piso G4 do Plaza Shopping Niterói, no Centro, de segunda a sábado, das 12h às 18h.