19 concursados
Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Niterói deu posse, nesta terça-feira (09/12/2025), a 19 novos servidores concursados que vão atuar na Controladoria Geral do Município (CGM) e na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG). A cerimônia, no auditório da Prefeitura, destacou o papel estratégico do controle interno, da transparência e de uma gestão pública focada em resultados.

Posse de concursados reforça controle interno e gestão em Niterói

Dezenove aprovados nos concursos para os cargos de auditor municipal de Controle Interno (CGM) e analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental (SEPLAG) tomaram posse nesta terça-feira (09). A solenidade ocorreu no auditório da Prefeitura de Niterói.

SEPLAG destaca prevenção, orientação e resultados na administração pública

Durante a cerimônia, a secretária de Planejamento, Isadora Modesto, afirmou que auditores e analistas são profissionais que devem ir além da fiscalização, atuando também para orientar, prevenir, fortalecer processos e ajudar a consolidar ambientes institucionais maduros, responsáveis e focados em resultados.

“As duas carreiras se complementam e devem ter como objetivo uma administração pública moderna e comprometida. Em Niterói, qualidade não é apenas um discurso, mas uma prática cotidiana. Os nossos resultados não são acasos. Eles são construídos dia a dia a partir da liderança do nosso prefeito e da excelência do nosso trabalho. Parabenizo a todos, a aprovação é fruto da dedicação e do esforço de cada um e representa o início de uma jornada que exige compromisso diário com o interesse público”, afirmou Isadora Modesto.

CGM ressalta diferencial de ter auditores concursados no RJ

O controlador geral do município, Anderson Peixoto, ressaltou a relevância da chegada dos novos servidores e lembrou que nem todos os municípios do Rio de Janeiro contam com auditores de controle interno concursados.

“Niterói é uma cidade muito pujante e demanda o tempo todo atividades, construções e processos. Ter auditores municipais de controle interno demonstra o quanto a gestão pública e a alta gestão se preocupam com isso e o quanto vocês são importantes para a nossa gestão pública”, afirmou Anderson Peixoto.

Novos servidores relatam impacto da posse na transparência e autonomia

Entre os empossados, a moradora de Niterói Viviane Soares, de 37 anos, assumiu o cargo de auditora municipal de Controle Interno.

“É um momento histórico para Niterói, de renovação da cidade e da gestão do município. Fico feliz de poder contribuir, fortalecendo a integridade, a transparência e a gestão pública”, destacou Viviane Soares.

Também empossado, Eduardo Guimarães, de 26 anos, assumiu o cargo de analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental.

“Estou muito feliz com essa oportunidade. A estabilidade do concurso permite que os servidores atuem com autonomia, sem interferências externas. Isso é fundamental para assegurar a qualidade do controle interno e a transparência do trabalho”, afirmou Eduardo Guimarães.

Autoridades presentes na cerimônia

Também participaram da cerimônia de posse:

  • o subprocurador geral do município, Francisco Soares;
  • a chefe de gabinete do prefeito, Marcilene Souto;
  • a secretária municipal de Administração, Rubia Secundino;
  • o presidente da Niterói Previdência, Heitor Moreira.