
A Prefeitura de Niterói anunciou, nesta terça-feira (9), a expansão do programa NitBike para a Região Oceânica a partir de 2026. A informação foi confirmada pelo prefeito Rodrigo Neves, durante visita técnica às novas estações de bicicletas compartilhadas instaladas em São Francisco.
Segundo o prefeito, o sistema de bicicletas compartilhadas já acumula números expressivos na cidade.
“Atualmente, são 140 mil usuários e mais de 2,5 milhões de viagens realizadas. Vamos ampliar o NitBike cada vez mais. A partir de 2026, o programa também chegará à Região Oceânica”, afirmou Rodrigo Neves.

Novas estações já em operação na Zona Sul
As estações recém-entregues estão localizadas:
- Na orla de São Francisco, em frente ao McDonald’s
- Na esquina da Rua Arariboia com a Avenida Rui Barbosa, próximo à Caixa Econômica
O plano de expansão também prevê unidades em Charitas, Ilha da Conceição e Barreto, reforçando a cobertura da rede na cidade.
De acordo com o coordenador do programa, Filipe Simões, o NitBike é hoje um dos serviços mais utilizados pela população.
“O programa é um sucesso absoluto, com mais de sete mil viagens por dia. Somando os deslocamentos da semana, é como se déssemos uma volta ao mundo de bicicleta”, ressaltou.
Infraestrutura cicloviária em crescimento
Rodrigo Neves lembrou que o avanço do sistema está diretamente ligado ao investimento em ciclovias e bicicletários.
“Há dez anos, Niterói praticamente não tinha infraestrutura cicloviária. Saímos do zero para 90 km de ciclovias, criamos a ciclovia mais movimentada do Brasil na Marquês do Paraná, conectamos com a Roberto Silveira e Amaral Peixoto, e implantamos o Bicicletário Arariboia. Em breve, teremos também o bicicletário de Charitas”, afirmou.
Outra obra em andamento é a intervenção na Alameda São Boaventura, que vai incluir ciclovia ao longo de toda a via, ampliando ainda mais as opções de mobilidade ativa na cidade.