Fernando Brandão deixa a presidência da Fundação de Arte de Niterói para assumir novo desafio
O músico Fernando Brandão, que desde junho de 2022 preside a Fundação de Arte de Niterói, foi o escolhido pelo prefeito Axel Grael para assumir a presidência do Caminho Niemeyer. A nomeação em Diário Oficial, com efeito imediato, foi publicada nesta terça-feira, dia 16 de janeiro.
Aos 39 anos, Brandão assume o cargo vago desde o final de dezembro, após o falecimento da presidente Barbara Siqueira. O novo gestor do Grupo Executivo fica responsável pela implementação das políticas públicas, programação e organização dos eventos, além da administração, manutenção e curadoria do complexo arquitetônico e cultural Caminho Niemeyer.
Na FAN, Fernando Brandão foi responsável pela criação do programa “Artista Legal”, proporcionando a democratização na contratação de artistas e produtores locais, além de incrementar a remuneração desses contratados adequando os cachês à realidade atual. Em relação às entregas culturais, só em 2023, foram mais de 150 eventos produzidos pela Fundação, espalhados por todas as regiões da cidade, com 2297 contratações de grupos artísticos. Destaques para o primeiro Festival de Choro de Niterói, a primeira Festa Literária Internacional de Niterói, o primeiro Fórum de Acessibilidade Cultural, as duas primeiras edições do Festival Marazul, além de diversos projetos ligados à dança, teatro, literatura e circo. Além disso, promoveu melhoras administrativas e estruturais, como a reforma da fachada e o início da restauração do casarão no Ingá, onde fica a sede da Fundação.
“Nosso grande objetivo foi realizar uma gestão que aproximasse a FAN das pessoas, em especial, os artistas da cidade. Com o Artista Legal e o Credenciamento de Natal, proporcionamos, de maneira inovadora, mecanismos que possibilitaram a democratização das contratações artísticas, como nunca havia acontecido em Niterói. É com esse entusiasmo e espírito de vanguarda que aceitei, de maneira muito honrada, o convite que me foi feito pelo prefeito Axel Grael para assumir a presidência do Caminho. A Barbara Siqueira era uma amiga, que de forma muito triste e precoce nos deixou. O excelente trabalho dela no Caminho Niemeyer, e na gestão pública em geral, fica como legado.” analisou Fernando Brandão.
Músico, arranjador e produtor musical de destaque no cenário nacional, Brandão teve a primeira experiência como gestor público a partir de janeiro de 2021, como diretor da Sala Nelson Pereira dos Santos. O bom trabalho o referendou para que 17 meses depois fosse convidado para assumir a presidência da FAN, cargo que ocupou desde então.