
A segunda-feira (1°) chuvosa, véspera de feriado de finados e com o feriado do servidor público deixou as ruas da cidade menos movimentadas. Apesar do movimento de carros não ter sido tÃmido na manhã desta segunda em Niterói, o movimento nos comércios e nas ruas não são intensos. Os bancos funcionam no horário normal nesta segunda, de 10h à s 16h, entretanto amanhã, dia de Finados não terá atendimento nas agências. No inÃcio da manhã um engavetamento na Ponte Rio-Niterói, envolvendo quatro veÃculos deixou uma pessoa ferida e provocou lentidão no fluxo de veÃculos sentido Rio. O acidente aconteceu na pista sentido Rio, na altura do Cais e a vÃtima foi encaminhada ao Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca e a via já foi liberada. O fluxo na ponte agora é normal nos dois sentidos, com tempo de travessia estimado em 13min de acordo com a concessionária Ecoponte. Confira abaixo fotos de diversos pontos da cidade registradas na manhã de hoje, e após confira mais informações sobre o feriado.


Funcionamento dos Shoppings
O Plaza Shopping, funciona normalmente nesta segunda-feira, de 10h às 22h. Já no feriado de finados, lojas, quiosques e outros serviços funcionam de 15h às 21h. A Praça de Alimentação abre de 12h às 22h, enquanto o cinema funciona de acordo com a programação.
O Bay Market, nesta segunda funciona normalmente, também de 10h às 22h, enquanto na terça o horário é de 12h às 20h para as lojas, quiosques e praça de alimentação. O cinema funciona de acordo com a programação.
O Multicenter Itaipu, na Região Oceânica, o horário também é normal nesta segunda, de 10h às 22h. Na terça, as lojas e quiosques abrem de 15h às 21h, enquanto a Praça de alimentação fica aberta de 12h ás 21h. O cinema também abre de acordo com a programação.
CCR Barcas
Em virtude do Feriado de Finados, a CCR Barcas vai operar com a grade de domingos e feriados, nos dias 1 e 2 de novembro (segunda e terça-feira), na linha Arariboia. Sendo assim, as travessias acontecerão de hora em hora.
Esquema para o Feriado de Finados em Niterói
A Prefeitura de Niterói montou um planejamento para receber as famÃlias que comparecerão aos cemitérios municipais de Niterói no próximo 2 de novembro, Dia de Finados. Os três cemitérios municipais – MaruÃ, no Barreto; São Lázaro, em Itaipu; e São Francisco Xavier, em Charitas – estarão abertos de 8h à s 18h. A expectativa é de que com as novas diretrizes do Programa Novo Normal Niterói, a frequência neste ano seja maior do que em 2020. Os cemitérios voltarão a receber missas, mantendo protocolos de distanciamento e uso de máscaras.
A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) intensificou os serviços de capina e varrição nos três cemitérios municipais. A empresa contará com um efetivo maior para atender a demanda de limpeza no entorno dos cemitérios. Já os serviços de coleta domiciliar não sofrerão alteração por conta do feriado, no dia 2 de novembro.
A NitTrans elaborou Operação Especial de trânsito para organizar o estacionamento e a circulação de veÃculos nas proximidades dos quatro cemitérios de Niterói.
No Barreto, onde fica o cemitério do MaruÃ, será proibido parar e estacionar na Rua Galvão, entre meia-noite e 18h do dia 2. A via terá mão invertida: a circulação será feita no sentido da Rua General Castrioto para a Rua Dr. Luiz Palmier, das 5h à s 18h. A Travessa Valença será totalmente interditada ao trânsito e a rua General Castrioto ficará interditada no trecho entre as ruas Galvão e MaurÃcio de Abreu, das 5h à s 18h do dia 2. Os ônibus que saem do Centro e passam pela bifurcação da Rua Benjamin Constant, na altura do clube Tio Sam, serão desviados para a Rua Presidente Craveiro Lopes e Dr. Luiz Palmier para que assim possam acessar a Rua Dr. March, no horário entre 5h à s 18h do feriado.
A fim de organizar o acesso aos cemitérios São Francisco Xavier e São Lázaro, em Charitas e Itaipu, a NitTrans irá auxiliar na travessia de pedestres e aumentar a fiscalização nas principais vias de acesso, Avenida Prefeito SÃlvio Picanço e Estrada Francisco da Cruz Nunes.
No Cantagalo, o retorno em frente ao cemitério Parque da Colina poderá ser interditado de acordo com a necessidade, entre 5h e 18h do dia 2. Também será prestado auxÃlio para travessia de pedestres.