
Eva de Lourdes Santana Amóra, diretora do Jornal A Tribuna, faleceu nesta terça-feira (9), aos 84 anos, em Niterói. A causa foi uma parada cardiorrespiratória.
Trajetória de vida
Nascida em Carmo (RJ), em 1941, Eva mudou-se para Niterói ainda jovem. Formou-se em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e foi licenciada em diversas disciplinas, como Organização Social, Política Brasileira e Estudos Sociais.
Em 1967, tornou-se sócia do Jornal A Tribuna e, em 1972, participou do lançamento do Jornal de Icaraí.
Vida pessoal
Eva foi casada por mais de 50 anos com o jornalista Jourdan Amóra, também diretor do jornal. O casal se conheceu durante o movimento estudantil e teve dois filhos, Gustavo e Luis Jourdan Amóra, que atualmente dirigem o veículo de comunicação.
Velório e despedida
O velório acontece nesta quarta-feira (10), na Capela 03 do Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba, a partir das 14h. O sepultamento às 16h.
Luto oficial em Niterói
A Prefeitura de Niterói decretou luto oficial de três dias pela morte de Eva Amóra. O prefeito Rodrigo Neves destacou sua trajetória:
“Matriarca de uma querida família niteroiense, esposa do amigo jornalista Jordan Amóra, mãe dos amigos Luiz Jourdan e Gustavo, e avó de Ana Luiza, Dona Eva, como era carinhosamente conhecida, sempre foi combativa pela democracia, liberdade de expressão e justiça social.”
“Os meus mais sinceros sentimentos aos colegas de profissão, Jordan Amóra, Luiz Jourdan e Gustavo, por essa perda irreparável.“ Julio Cesar de Castro, fundador do Portal Cidade de Niterói.