Na tarde desta terça-feira (12), uma falta de energia atinge várias regiões de Niterói, gerando transtornos em bairros como Centro, Santa Rosa, Fonseca, Engenhoca, Várzea das Moças e a Região Oceânica. Moradores têm usado as redes sociais para relatar os impactos da interrupção do fornecimento.
De acordo com a Empresa Niterói Trânsito (Nittrans), sinais de trânsito estão com funcionamento prejudicado por conta da instabilidade no fornecimento de energia na cidade, “Semáforos em funcionamento intermitente, em razão de instabilidade no fornecimento de energia elétrica na cidade. Operadores da Nittrans estão nas ruas orientando o trânsito. Reduza a velocidade e redobre a atenção.” informou a Nittrans.
Novas informações apuradas pelo cidadedeniteroi.com, dão conta de que outros municípios também sofrem com o “apagão”, tais como, Maricá e São Gonçalo, também de responsabilidade da concessionária Enel.
O prefeito de Niterói, Axel Grael disse que está cobrando da Enel uma posição urgente, “Falei há pouco com o diretor de Operações da Enel sobre os múltiplos casos de falta de luz em Niterói. Estou cobrando regularização urgente do fornecimento de energia em toda a nossa cidade. É inadmissível que situações como essa sejam recorrentes, sobretudo em dias como hoje, em que não há ocorrência de chuvas ou ventos fortes.” diz a nota do prefeito.
Relatos dos moradores
Entre os relatos compartilhados nas redes, destacam-se:
- “Falta luz no Centro de Niterói agora.”
- “Ponta D’Areia sem luz.”
- “Fonseca sem luz.”
- “Guanabara sem luz.”
- “Plaza Shopping sem luz, sem previsão.”
- “Terminal sem luz”
- “Na Rua Mariz e Barros, em Icaraí, caiu e voltou por volta das 14h30”.
A situação gerou preocupação entre os residentes, que aguardam uma resposta sobre a causa do problema e a previsão de normalização.
O que diz a Enel?
A equipe do cidadedeniteroi.com entrou em contato com a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na cidade. A empresa informou que “A Enel Rio informa que normalizou o fornecimento de energia para 73% dos clientes que tiveram o fornecimento afetado na tarde de hoje (12) após uma ocorrência com origem na subestação Alcântara. Uma falha em um equipamento da subestação causou impacto no serviço para parte dos clientes das cidades de Niterói, São Gonçalo e Maricá. Técnicos da distribuidora seguem realizando manobras remotas na rede elétrica para normalizar gradualmente o serviço. Como a intercorrência gerou um curto-circuito e a liberação de fumaça na subestação, técnicos da distribuidora precisaram aguardar a liberação do Corpo de Bombeiros para acessar o local. O acesso já foi liberado e as equipes começaram a atuar nos reparos necessários. A empresa está apurando as causas do ocorrido.”