
Niterói - Moradores da Rua General Silvestre Rocha, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, organizaram um abaixo-assinado com apoio unânime das residências locais, solicitando à Prefeitura o fechamento do acesso à via com uma grade. A medida tem como objetivo coibir a presença constante de usuários de crack, que, segundo os relatos, se concentram no entorno da saída do Túnel São Francisco-Icaraí desde 2021.
Moradores relatam insegurança e planejam ações comunitárias
De acordo com os vizinhos, a situação tem se agravado com o aumento de ações ilícitas, como queima de fios, acúmulo de lixo, uso de drogas em via pública e atos obscenos. Em uma reunião realizada no último final de semana, a comunidade discutiu alternativas emergenciais, como a criação de um jardim, levantamento de orçamento para a instalação de pedras para dificultar acesso, e a formação de grupos de vigilância, com apoio e orientação da Polícia Militar.
Um vídeo gravado no domingo de Páscoa, mostrando usuários de crack no local, foi enviado ao secretário municipal de Urbanismo, Carlos Kryhtine. O caso também foi reportado ao subprefeito de Icaraí, Raphael Costa.
Prefeitura promete intensificar zeladoria e lança novo programa social
Em nota, a Prefeitura de Niterói informou que já vem reforçando ações de zeladoria urbana e acolhimento social na região da General Silvestre Rocha. Além disso, anunciou o lançamento, ainda neste mês, do Programa Recomeço, que prevê medidas estruturantes para lidar com a situação de rua e dependência química na cidade.
Entre os destaques está a implantação do modelo “Housing First”, que prioriza o oferecimento de moradia estável como ponto de partida para a recuperação social e de saúde. A nova abordagem faz parte do Plano Municipal de Acolhimento Humanizado, voltado ao apoio de pessoas em situação de rua e usuários de substâncias psicoativas.