
Maricá - A Prefeitura de Maricá anunciou, nesta segunda-feira (11), o “Vermelhinho das Águas”, o primeiro sistema municipal aquaviário gratuito para transporte de passageiros e cargas. O projeto, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), promete mudar a forma de se locomover na cidade, aproveitando as lagoas como vias de transporte.
Durante a cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica, realizada na sede da Codemar, também foi apresentada a proposta técnica que prevê estações aquaviárias em diversos bairros, integrando transporte, turismo e cultura.

Como será o “Vermelhinho das Águas”
O sistema vai contar com estações estratégicas para conectar moradores e visitantes, além de escoar produtos locais:
- Orla das Amendoeiras (São José do Imbassaí)
- Parque Nanci
- Araçatiba
- Barra de Maricá
- Jacaroá
- Bambuí
- Guarapina
- Jaconé
Transporte integrado ao turismo e à cultura
Além da locomoção, o projeto será integrado ao futuro Caminho das Artes, um complexo com museus, praça, espaço de convivência e áreas de recreação.
O prefeito Washington Quaquá destacou que o modal não só facilitará a mobilidade, mas também poderá evoluir para um ferryboat ligando Ponta Negra ao aeroporto Santos Dumont no futuro.

Impacto econômico e social
Segundo o presidente da Codemar, Celso Pansera, o sistema vai desafogar o trânsito e gerar novas oportunidades econômicas. Pescadores também participarão do planejamento, garantindo que o transporte aquaviário se integre à atividade pesqueira, fortalecendo o setor.

Próximos passos
- Estudos de viabilidade nas áreas pré-selecionadas
- Elaboração do projeto executivo
- Início das obras
O chefe de Engenharia Aquaviária do DNIT, Mauro Medeiros, afirmou que as análises já começam imediatamente para confirmar a viabilidade das rotas e dar início à execução.
Curiosidade: O transporte aquaviário é usado em cidades como Amsterdam e Veneza como parte essencial da mobilidade urbana. Agora, Maricá se prepara para entrar nesse seleto grupo.