
As câmeras inteligentes instaladas em Maricá voltaram a desempenhar um papel central no apoio às forças de segurança. Dois foragidos da Justiça foram localizados após ações que contaram com o monitoramento do município e com o trabalho integrado da Polícia Civil.
O caso mais recente ocorreu na sexta-feira (05/12), quando Maycon dos Santos, condenado por homicídio e investigado por matar um policial militar em Niterói, foi encontrado após ser reconhecido a partir de uma foto publicada em um ponto turístico da cidade.
Identificação a partir de foto e monitoramento
A localização do suspeito teve início quando agentes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) identificaram a motocicleta utilizada por ele em uma imagem registrada no Farol de Ponta Negra.
A partir daí, as câmeras distribuídas por Maricá foram usadas para rastrear seus deslocamentos até que ele fosse abordado na ponte da Barra de Maricá.
A prisão foi realizada pela Polícia Civil durante operação deflagrada no mesmo dia.
Outro preso após identificação de motocicleta
No sábado (06/12), outro foragido acabou detido após monitoramento semelhante. Robert Richard, conhecido como Lázaro, tinha mandado de prisão por latrocínio, tráfico de drogas e roubo qualificado cometido em 2022, em Guapimirim.
As câmeras do Ciosp reconheceram a moto conduzida por ele enquanto circulava por Maricá. Após o alerta, agentes da Polícia Civil realizaram a abordagem em Itaboraí. O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo, onde permanece à disposição da Justiça.