Maricá

Retorno na RJ-106 no sentido Niterói será fechado em Maricá

Prefeitura de Maricá anuncia fechamento do retorno na RJ-106 sentido Niterói para construção do Elevado do Flamengo.

Divulgação/Prefeitura de Maricá
Divulgação/Prefeitura de Maricá

A Prefeitura de Maricá anunciou que, a partir das 7h desta quarta-feira (13/11), o retorno da RJ-106, que dá acesso ao bairro Flamengo, será fechado ao tráfego para a etapa final da construção do Elevado do Flamengo. A interdição ocorrerá na pista sentido Niterói, em frente aos condomínios Varela 1 e 2, e será coordenada por agentes da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran).


Orientações para motoristas

Com o fechamento do retorno, motoristas e motociclistas deverão seguir até o próximo retorno, localizado no km 28 da RJ-106, próximo ao acesso do Centro de Maricá, na Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa. A Sectran recomenda que os condutores evitem o trecho, especialmente nos horários de maior fluxo de veículos, como o início da manhã e o fim da tarde.

Para reduzir os impactos no trânsito durante o período de obras, a Prefeitura de Maricá também alterou os horários de entrada e saída de seus servidores, que trabalharão das 9h às 16h até a conclusão do projeto. A entrega do elevado está prevista para dezembro deste ano.


Detalhes do elevado do Flamengo

O Elevado do Flamengo será uma infraestrutura moderna, com cerca de 113 metros de extensão e quatro faixas de rolamento (duas para cada sentido). Além disso, incluirá uma área para pedestres e ocupará uma área total de 136.000 m². A obra também envolve:

  • Duplicação da RJ-106 entre a Avenida Roberto Silveira e as proximidades do Condomínio Bosque dos Lordes, passando pelo Condado.
  • Construção de uma rotatória no entroncamento com a RJ-114, que liga Maricá ao município de Itaboraí.
  • Urbanização completa, com calçadas, canteiros, paisagismo, sinalização viária e iluminação de LED.

Benefícios da obra

A construção do Elevado do Flamengo é parte de um projeto de modernização da infraestrutura viária de Maricá. A intervenção promete melhorar a fluidez do trânsito, facilitar o deslocamento entre os bairros e oferecer mais segurança para pedestres e motoristas. Com a duplicação da RJ-106 e a nova rotatória, a obra também reforçará a ligação entre Maricá e Itaboraí, atendendo à crescente demanda da região.