
A Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos cumpriu quatro mandados em endereços de Maricá, na Região Metropolitana do Rio. A ação faz parte da Operação Craf Falso. Outros três mandados foram executados em São Gonçalo.
O caso começou depois que o setor de fiscalização do Exército encontrou três certificados de registro de armas com informações falsas, todos em nome de homens investigados. Um deles já tem histórico criminal envolvendo homicídio, porte ilegal de arma de fogo, extorsão e receptação.

Como a polícia chegou aos suspeitos
Com o avanço da apuração, o setor de inteligência identificou sete locais relacionados aos investigados. As equipes recolheram documentos, mídias e equipamentos eletrônicos considerados importantes para esclarecer o esquema que burlava o controle de armas.
Durante a operação, um dos alvos chegou a ser detido com um documento público falsificado. Ele prestou depoimento e foi liberado logo depois.
Objetivo da operação em Maricá
Segundo a especializada, esta fase inicial quer analisar o material recolhido para identificar quem produz os certificados falsos e entender se há mais envolvidos no crime.
A corporação afirma que o esquema afetava diretamente a segurança pública ao dificultar o rastreamento de armas pelo sistema do Exército. A Polícia Civil prevê novas etapas da operação em breve.