Maricá

Maricá planeja ter o maior projeto turístico do Brasil

Maricá terá o maior projeto turístico do Brasil com o MARAEY. Veja como isso impactará a economia e o turismo sustentável.

Maraey Marica
Imagem: Débora Borges

Rio de Janeiro - A Prefeitura de Maricá e o empreendimento MARAEY assinaram, nesta quarta-feira (24), um acordo de intenção que marca o início do maior projeto turístico-residencial sustentável do Brasil. A parceria prevê R$ 360 milhões em investimentos da Maricá Global Invest (MGI) para viabilizar obras de mobilidade urbana, saneamento, energia elétrica, pavimentação e redes de abastecimento de água.

Segundo o prefeito Washington Quaquá, o projeto vai colocar o município no mapa mundial do turismo sustentável:

“O MARAEY reúne hotéis de renome internacional, universidade de hotelaria, campo de golfe e uma ampla infraestrutura de lazer, tudo isso aliado à preservação ambiental. É um projeto que transforma a mobilidade, gera empregos e torna Maricá referência em turismo sustentável”.

Maraey Maricá
Débora Borges

Empregos e impacto econômico

A estimativa é de que 8 mil vagas de trabalho sejam abertas na fase de construção e 4,5 mil postos permanentes criados após a entrega da primeira etapa. O projeto também prevê arrecadação anual de R$ 485 milhões em impostos.

De acordo com Celso Pansera, presidente da Codemar, a prefeitura vai garantir que a transformação seja também social, com capacitação profissional para moradores da cidade:

“MARAEY já se consolida como um marco de desenvolvimento para Maricá. Nosso compromisso é preparar os moradores tanto para a fase de obras quanto para as futuras vagas de trabalho no resort”.

Na foto, Celso Pansera (presidente da Codemar), Vera Lúcia Pio (da Comunidade de Pescadores de Zacarias), prefeito Washington Quaquá, Emilio Izquierdo (CEO do MARAEY) e João Maurício (vice-prefeito de Maricá). Crédito: Bernardo Gomes

Mobilidade, contrapartidas e sustentabilidade

O acordo também inclui a doação de 16 km de vias expressas ao município, incluindo a ligação entre Itaipuaçu e Barra de Maricá, a integração da Comunidade de Zacarias ao centro da cidade com regularização fundiária e maior acesso às praias e áreas turísticas.

Outro destaque é a implantação da maior ciclovia privada do Brasil, aberta ao público, com 20 km de extensão, integrada à malha cicloviária municipal.

Segundo David Galipienzo, diretor-executivo de MARAEY, o projeto reforça o compromisso ambiental:

“Estamos criando um destino turístico internacional que preserva a restinga de Maricá, garante a regularização da comunidade de pescadores de Zacarias e melhora a mobilidade entre os distritos. MARAEY foi desenhado por e para Maricá”.

Reconhecimento internacional

Premiado como melhor projeto de usos públicos do mundo pelo Americas Property Awards (2023-2024), o MARAEY terá apenas 6,6% da área edificada, a criação da 5ª maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de restinga do Brasil e a regeneração de mais de 270 hectares de vegetação nativa.

Além disso, será inaugurado o Centro de Referência Ambiental (CRA), em parceria com universidades públicas, dedicado a pesquisas sobre a flora e fauna da região.