Maricá

Maricá inaugura a primeira universidade do mundo dedicada ao Carnaval

Maricá inaugura a primeira universidade do mundo dedicada ao Carnaval, promovendo a economia criativa com cursos inovadores.

Fotos: Elsson Campos
Fotos: Elsson Campos

A cidade de Maricá acaba de entrar para a história ao lançar, nesta sexta-feira (16), a Universidade Livre do Carnaval (UniCarnaval) — a primeira instituição do planeta voltada exclusivamente para formação técnica e acadêmica na economia criativa do Carnaval. A iniciativa inédita foi inaugurada às margens da RJ-106, próxima à sede da escola de samba União de Maricá, com a presença de autoridades, artistas e ícones da cultura popular.

O carnavalesco Milton Cunha assume a reitoria da nova universidade, que inicia suas atividades em junho com mais de 60 cursos livres e técnicos, além de previsão de graduações em áreas como cenografia, produção cultural e gestão de eventos carnavalescos. Também fazem parte da reitoria nomes como Vovô do Ilê, fundador do bloco afro Ilê Aiyê, e Evelyn Bastos, rainha de bateria da Mangueira e diretora da Liesa.

“Essa universidade valoriza quem faz a cultura acontecer nos bastidores: os ritmistas, costureiras, artistas e produtores. É um marco histórico para o Carnaval e para o Brasil”, afirmou Milton Cunha.

Cursos começam em junho

As aulas serão oferecidas na sede da UniCarnaval e em espaços descentralizados como a Casa Carnavalesca de São José do Imbassaí e nos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu. Os primeiros cursos são voltados para aderecistas e uma pós-graduação em Gestão de Carnaval. O cronograma completo e as inscrições estão disponíveis no site www.unicarnavalmarica.org.br.

Foto: Thamyris Mello

Segundo o ICTIM (Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá), a universidade começa com cursos de qualificação e deve evoluir para formações técnicas e ensino superior, ampliando oportunidades no mercado da cultura.

“Maricá está apostando na economia criativa como vetor de transformação social e desenvolvimento”, destacou o prefeito Washington Quaquá, idealizador do projeto.

Foto: Thamyris Mello

Maricá será enredo do Ilê Aiyê no Carnaval 2026

Durante a inauguração, o bloco afro Ilê Aiyê anunciou que Maricá será o enredo do grupo no Carnaval de Salvador em 2026, reforçando a visibilidade nacional da iniciativa. A cerimônia foi encerrada com um desfile da bateria da União de Maricá, em clima de festa e emoção.

A UniCarnaval é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e das Utopias, o ICTIM e a Codemar, com o objetivo de profissionalizar e valorizar todos os elos que fazem do Carnaval a maior manifestação cultural do país.