Maricá

Maricá faz evento-teste na Pista Chorão; saiba o que muda

Evento-teste em 18/8 avalia a Pista de Skate Chorão, em Maricá. Street, bowl e park juntos, inclusão e planos para etapas do circuito.

Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá testou a nova Pista de Skate Chorão nesta segunda (18/08). Atletas de todos os níveis avaliaram uma estrutura inédita no estado, que reúne street, bowl e park no mesmo espaço. O local mira formar talentos, atrair eventos e gerar impacto social.

Evento-teste na Pista de Skate Chorão em Maricá

Realizado pela Secretaria de Esportes, o evento-teste levou profissionais e entusiastas para a pista, considerada um dos equipamentos mais modernos do Rio. É o único no estado que reúne, no mesmo lugar, as três principais modalidades: street, bowl e park.

Local e construção

  • Endereço: Estrada Ivan Mundin, a 600 m da Ponte do Boqueirão
  • Construção: Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar)
  • Data do teste: segunda-feira (18/08)

Legado esportivo e calendário: avaliação dos atletas

“Definitivamente é uma das melhores pistas do estado e vai ajudar no desenvolvimento de atletas de alto rendimento e na descoberta de novos. (…) A associação já está trabalhando para que, no ano que vem, a gente tenha prova em Maricá valendo pontos para o circuito do skate”, afirmou Haziel Alves, vice-presidente da Associação de Skate de Maricá e fundador do coletivo Crias do Skate.

Construção conjunta e formação de talentos

O subsecretário de Esporte Diogo Brito destacou que o teste é etapa final de uma construção colaborativa:

“Esse teste é para que a gente possa pontuar, depois, junto com os alunos, com os atletas, com os professores, o que eles encontraram que, de repente, a gente possa vir a melhorar. A entrega estará com tudo pronto da maneira que eles gostam e precisam para crescer no esporte. Hoje, temos uma referência do skate no projeto Maricá Cidade Olímpica, que é a Duda Ribeiro. E os nossos projetos sociais também têm crescido demais com os nossos alunos”.

Bastidores da obra: de skatista para skatista

O engenheiro civil Lucas Cruz Vieira, assessor especial da Somar, conhece a pista desde as fundações, e testou o local com a filha.

“Eu ando de skate desde os 14 anos, então trabalhar com a construção de pistas depois de formado foi algo natural. O que a gente tem aqui é um sonho. Esta é a quarta pista que ajudo a fazer em Maricá, mas tenho pistas em Minas e no Espírito Santo também. Aqui é feito de skatista para skatista, para o pessoal do patins e do BMX”.

Destaque e inclusão: esporte que transforma

A atleta Duda Ribeiro, 14 anos, promessa nacional e integrante da equipe Maricá Cidade Olímpica, aprovou o espaço: “Essa pista é muito interessante para mim, para meu treino, mas também para os novos que estão conhecendo o skate, o patins, a bicicleta. Vai facilitar a chegada de novos destaques no esporte”.

Mais que manobras, a Pista Chorão é cidadania. O jovem Gustavo Tardelli, 20, desceu com seu skate adaptado, a cadeira de rodas ficou ao lado, com a mãe, a professora Michele Tardelli.

“Eu amo o skate, e sou muito fã do Chorão”, disse Gustavo. “Ele escolheu o skate e posso dizer que o esporte trouxe meu filho para a vida. (…) A participação dele aqui neste teste foi importante porque identificamos questões de acessibilidade que podem ser resolvidas. É preciso incluir de fato as PCD no esporte e na educação”, avaliou Michele.