ENERGIA LEGAL DA ENEL
Foto: Divulgação

Uma ação da Enel Distribuição Rio em Maricá, na Região Metropolitana, reforçou um alerta que afeta diretamente o bolso e a segurança de todos: o furto e a fraude de energia. Além de fiscalizações, o projeto levou atendimento e serviços à população — e voltou a lembrar que o “gato” é crime e pode causar acidentes graves.

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Maricá, identificou 144 unidades consumidoras com irregularidades na medição de energia.

Inspeções em residências e comércios

Do total das inspeções, 116 ocorreram em residências e 36 em estabelecimentos comerciais da cidade.

Serviços oferecidos: atendimento móvel, Nave Enel e Carreta Educacional

Durante a semana, além das inspeções, a Enel também aproximou serviços e ações educativas dos moradores. Entre as iniciativas, estiveram:

  • Atendimento móvel
  • Nave Enel
  • Carreta Educacional
  • Estande do consumo consciente
  • Troca de geladeiras
  • Troca de lâmpadas por modelos LED

O que o atendimento móvel resolveu na prática

No atendimento móvel, os clientes puderam solicitar serviços como:

  • Segunda via de conta
  • Troca de titularidade
  • Pedido de ligação nova
  • Parcelamento de dívida com condições especiais
  • Entre outros atendimentos

Ao longo da ação, a Enel Rio também ofereceu dicas de segurança e de consumo consciente de energia a 278 pessoas, realizou a substituição de 39 geladeiras e substituiu 222 lâmpadas por outras do modelo LED, mais eficientes e econômicas. Nesta edição, quatro clientes realizaram o parcelamento de suas contas, mediante negociações com condições facilitadas.

Combate ao furto de energia: impacto na tarifa e no fornecimento

Com a intenção de combater irregularidades e furtos, o projeto — que está em sua 87ª edição — já identificou mil furtos e fraudes de energia nas 29 cidades por onde passou desde o fim de novembro de 2019. Em 2025, 90% dos furtos e fraudes de energia foram identificados em residências e 10% em comércios.

‘Gato’ é crime e pode levar à prisão

Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a quatro anos de detenção, além da previsão de pagar o valor total de consumo correspondente ao período em que ocorreu a irregularidade.

Segundo a distribuidora, essa prática contribui para a queda na qualidade do serviço e prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções, dificultando, por vezes, o retorno da energia elétrica.

Tarifa poderia cair até 5%, segundo estimativa da distribuidora

Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em até 5%.

Risco de acidentes: por que o “gato” ameaça vidas

Quem adota a prática popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, coloca a própria vida e a segurança da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais.

Como denunciar furto de energia em Maricá

Para denunciar o furto de energia, basta:

  • Acessar o aplicativo Enel Rio; ou
  • Ligar para a Central de Relacionamento: 0800 280 0120

Não é necessário se identificar.

Tarifa Social de Energia Elétrica: orientação e cadastro

Além das ações de fiscalização e atendimento, a distribuidora forneceu informações e atendimentos para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que concede descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.