Macrodrenagem Engenhoca - Barreto 02
Foto: Lucas Nascimento

Uma obra aguardada por décadas mudou o cenário de enchentes na Zona Norte de Niterói. Nesta terça-feira (23), o prefeito Rodrigo Neves entregou as intervenções de macrodrenagem na Engenhoca e no Barreto, com novo sistema de escoamento, galerias e requalificação viária. Moradores já relatam diferença prática após chuvas recentes.

Macrodrenagem na Engenhoca e no Barreto é entregue em Niterói

Seguindo a agenda de entregas até o fim do ano, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, esteve na Zona Norte, nesta terça-feira (23), para entregar as obras de macrodrenagem dos bairros da Engenhoca e do Barreto. A primeira fase teve início na Rua Vereador José Vicente Sobrinho, no trecho entre as ruas José Carreteiro e Daniel Torres, com a construção do sistema de escoamento e drenagem da Engenhoca.

Segundo o prefeito, a entrega marca um ponto de virada para a região.

“Estamos entregando hoje uma obra esperada há décadas. Durante mais de 50 anos, os moradores do Barreto e da Engenhoca sofreram com as enchentes. Hoje esse ciclo chega ao fim. Estou muito feliz por entregar essa obra antes do Natal, encerrando não apenas o transtorno das obras, mas também o transtorno histórico das enchentes nessas regiões. Desejo a todos um Feliz Natal e um excelente 2026”, celebrou Rodrigo Neves.

Macrodrenagem Engenhoca - Barreto 03
Foto: Lucas Nascimento

1ª etapa: início na Rua Vereador José Vicente Sobrinho

A primeira fase concentrou as ações na Rua Vereador José Vicente Sobrinho, entre as ruas José Carreteiro e Daniel Torres, com a implantação do sistema de drenagem e escoamento para a Engenhoca.

2ª etapa: aduelas subterrâneas e galerias em oito ruas

A segunda etapa começou no terreno onde está localizada a Cidade da Ordem Pública, na Rua Craveiro Lopes, no Barreto. No local, foram instaladas aduelas subterrâneas com dimensões de até 2,5m X 5m.

Outro ponto que recebeu intervenções foi a região do Copo Cheio, onde oito ruas foram contempladas com a instalação de galerias de drenagem com dimensões de 1,5m X por 1m.

Macrodrenagem Engenhoca - Barreto 01
Foto: Lucas Nascimento

Onde foram feitas intervenções nesta fase

  • Terreno da Cidade da Ordem Pública (Rua Craveiro Lopes, Barreto)
  • Região do Copo Cheio (oito ruas com galerias de drenagem)

3ª etapa: conexão da rede e escoamento para a Baía de Guanabara

Na terceira etapa, foi realizada a instalação de manilhas nas ruas Craveiro Lopes e Vereador José Vicente Sobrinho. O objetivo foi conectar a rede de drenagem da Engenhoca ao novo ponto de escoamento, que desemboca na Baía de Guanabara por meio de uma passagem ao lado do Cemitério do Maruí.

Requalificação urbana: novo asfalto, calçadas e meios-fios

Além do sistema de drenagem, todas as vias impactadas pelas obras receberam nova pavimentação asfáltica, além da requalificação de calçadas e meios-fios. A medida busca reduzir transtornos e melhorar a circulação nos trechos que passaram por intervenção.

Moradores relatam mudança após chuvas recentes

Para o aposentado Eleir Ferraz, morador há 25 anos na região, as obras já apresentam resultados significativos e impactam não apenas um ponto, mas um conjunto de bairros.

“Ela não resolveu apenas o problema aqui, onde estamos, próximo à Guarda Municipal, mas também da Engenhoca, do Barreto e de toda a região, porque se trata de um sistema integrado de galerias. O prefeito Rodrigo está de parabéns, e a comunidade está muito feliz. Já tivemos quatro ou cinco chuvas recentes e a água não chegou nem ao meio-fio. Hoje, isso não acontece mais”, disse Eleir Ferraz.