Cidades

Juliana Marins é homenageada com mirante e trilha em Niterói

A Prefeitura eterniza o nome da jovem vítima de acidente na Indonésia com o Mirante Juliana Marins na Praia do Sossego.

A Prefeitura de Niterói inaugurou nesta terça-feira (8) o Mirante e a Trilha Juliana Marins, na Praia do Sossego, em Camboinhas, como homenagem à jovem niteroiense que perdeu a vida após um trágico acidente na Indonésia. A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos e do prefeito Rodrigo Neves, que destacou o amor de Juliana pela cidade.

“Esse é um dos lugares mais lindos e especiais de Niterói. O lugar que Juliana gostava de frequentar, curtia e amava. A gente acompanhou a luta pela vida e pelo resgate de Juliana. Buscamos expressar a nossa solidariedade humana e buscar providências. Foi uma grande mobilização que, com muito esforço, trouxe Juliana de volta para que a família pudesse viver o luto. Juliana queria descobrir o mundo e o mundo acabou descobrindo-a. Espero que a família e os amigos se sintam um pouco acolhidos e confortados com essa homenagem de Niterói e que a imagem dela se eternize aqui na Praia do Sossego e no coração de cada um”, disse o prefeito, visivelmente emocionado.

Foto: Evelen Gouvêa

Local era o preferido da jovem

Durante a solenidade, familiares lembraram que a Praia do Sossego era um dos lugares favoritos de Juliana. A irmã, Mariana, ressaltou que a natureza forte e serena da praia representa bem a personalidade da jovem:

“É muito importante para a gente, nesse momento, estar aqui nesta homenagem. Esse era um local que a Juliana amava muito. Ter a Juliana personificada aqui, uma praia onde as ondas são muito agitadas, onde o sol é lindo, mas ao mesmo tempo é muita calmaria, representa o que Juliana era. É muito emocionante saber que ela estará aqui pertinho da gente para sempre. Agradeço muito essa homenagem e, de uma forma estranha, eu estou feliz com esse momento. Apesar de tudo que a gente viveu nesses últimos dias, a gente conseguiu se despedir da Juliana”

Foto: Evelen Gouvêa

O pai da jovem, Manoel, afirmou que o mirante se tornará um ponto de visita frequente em sua vida.

“Quero agradecer pela homenagem, pelo carinho, pelo acolhimento, pela humanidade que o prefeito lidou com a gente desde os primeiros momentos. Apesar da tragédia, essa homenagem aquece um pouco o nosso coração. Virei ao mirante com frequência”, disse Manoel.

Cerimônia teve trilha sonora especial

Para tornar o momento ainda mais tocante, o Programa Aprendiz Musical participou da cerimônia com a apresentação de um trio de jovens músicos, interpretando canções escolhidas pela família de Juliana, como “Água de chuva no mar” e “Várias Queixas”.

A mãe, Estela, agradeceu o apoio recebido:

“Quero também agradecer às pessoas que nos acolheram e que nos abraçaram, aqueles desconhecidos e anônimos. Obrigada a todos que nos enviaram carinho, enviaram mensagens e nos abraçaram de um modo todo especial, porque isso tem nos confortado. Ouvi falarem que “essa família não chora”. A gente chora, mas a gente tem um conforto muito grande, porque temos um Deus que segura a nossa mão e que também foi o Deus que segurou a mão da Juliana”

Foto: Evelen Gouvêa

Prefeitura deu apoio total à família

Desde o início da tragédia, a Prefeitura de Niterói se mobilizou para apoiar a família, acionando o Itamaraty e custeando o translado do corpo da Indonésia para o Brasil. A morte de Juliana Marins foi confirmada no dia 24 de junho e, em sinal de luto, foi decretado luto oficial de três dias.

O sepultamento ocorreu na última sexta-feira (4), no Cemitério Parque da Colina, em Niterói.