
Niterói - A Guarda Ambiental de Niterói resgatou uma jiboia de aproximadamente 3 metros de comprimento que estava enrolada no muro de uma residência no condomínio Bosque de Itaipu, em Várzea das Moças, na manhã deste domingo (20). A ação ocorreu após a moradora acionar o telefone 153 do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Prefeitura. (Vídeos abaixo)
O caso exigiu atenção redobrada dos agentes, já que a cobra estava muito próxima de uma área com concertinas (cercas cortantes), o que colocava em risco sua integridade física. O animal foi resgatado com sucesso, passou por avaliação veterinária e foi reintroduzido em seu habitat natural nesta segunda-feira (21), no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit).
Resgates de animais silvestres em Niterói
O serviço de resgate é realizado pela Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal (CMA), que conta com agentes especializados para atender ocorrências com animais silvestres. Quando resgatado, o animal é avaliado por veterinários. Caso esteja saudável, é devolvido à natureza em uma unidade de conservação próxima. Se apresentar ferimentos, é encaminhado para centros especializados, como:
- Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Vargem Pequena;
- Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica;
- Centro de Atendimento de Animais Marinhos, no RJ;
- Instituto Vital Brazil, no caso de cobras venenosas.
Como acionar o serviço de resgate?
A população pode acionar o resgate de animais silvestres por meio do telefone 153, disponível 24h pelo Cisp de Niterói. A orientação da Coordenadoria Ambiental é não tentar capturar ou alimentar os animais. O contato imediato com os agentes é a forma mais segura e eficaz de garantir o bem-estar dos bichos e das pessoas.