Cidades

Instituto GayLussac investe em evolução pedagógica para os alunos

O Instituto GayLussac anunciou novas iniciativas, incluindo o programa Primary Years Programme (PYP) para o desenvolvimento infantil.

A diretora-geral Luiza Sassi e a vice-diretora pedagógica Renata Pestana. Foto: cidadedeniteroi.com
A diretora-geral Luiza Sassi e a vice-diretora pedagógica Renata Pestana. Foto: cidadedeniteroi.com

Nesta segunda-feira (19), a direção do tradicional Instituto GayLussac, em São Francisco, Niterói, realizou um evento em seu teatro para anunciar duas novidades como parte de suas evoluções pedagógicas: a candidatura ao programa internacional Primary Years Programme (PYP) do International Baccalaureate (IB) e a implementação do programa escolar próprio Jardim do Olhar.

O International Baccalaureate (IB), uma organização reconhecida mundialmente, é focada no desenvolvimento de uma educação holística e internacional. O IB possui quatro programas principais, sendo o Primary Years Programme (PYP) voltando para crianças de 3 a 12 anos.

A diretora-geral Luiza Sassi e a vice-diretora pedagógica Renata Pestana receberam pais e responsáveis para explicar os métodos e responder perguntas.

“Estamos lançando a candidatura para o Primary Years Programme (PYP), que faz parte do International Baccalaureate (IB) – um currículo de perspectiva pacífica para crianças de 4 a 17 anos, em três etapas. A ideia é ensinar as crianças menores de forma transdisciplinar, até que, no sexto ano, elas entendam interdisciplinarmente. Esse currículo foi criado a partir do questionamento no qual, se nós, como humanidade, já fizemos duas guerras mundiais, podemos reconstruir pela educação. Assim, o IB foi criado, para promover esta mentalidade. É estimulada a mente aberta, a resiliência, a comunicação, através de personagens, de forma lúdica. E isso vai se desenvolvendo como característica do que se espera do aluno. O IB é um programa que existe em mais de duas mil escolas em todo o mundo”, explicou a diretora.

O instituto acredita que a educação deve preparar os alunos para um mundo em constante transformação, desenvolvendo pensadores críticos, cidadãos globais e aprendizes para a vida toda. O objetivo é formar alunos que sejam curiosos, investigativos e colaborativos, construindo conhecimentos de forma ativa e significativa.

“A gente passa por auditoria, que será nos dias 26 e 27 de junho. Eles analisam se os princípios da escola convergem com os do programa, e começamos uma formação internacional com todos os professores do GayLussac. Recebemos um representante de fora, também fui para o exterior para poder me tornar uma diretora preparada, e a Renata Pestana, nossa vice-diretora, é a coordenadora do PYP aqui na escola”, disse Luiza.

A diretora-geral Luiza Sassi. Foto: cidadedeniteroi.com

“A grande diferença que os pais vão sentir é o protagonismo dos seus filhos, os atributos de seus perfis, que são trabalhados insistentemente em todas as unidades. Os alunos vão interiorizando os atributos, respeitando os acordos feitos em conjunto nas turmas, e então os pais vão percebendo, aos poucos, o diferencial da aplicação deste currículo”, concluiu a vice-diretora Renata Pestana.

Na ocasião, o GayLussac também lançou o programa Jardim do Olhar, que é uma escola para os pais, um debate para melhorar o olhar da instituição na educação das crianças – com quatro eixos didáticos.

“O Jardim do Olhar surgiu da necessidade imposta pela orientação parental nos dias atuais. Estamos debatendo o uso de telefones celulares, a lei federal implementada no ano passado e o impacto do uso das redes sociais”, conta Luiza.

Proposta do instituto

O GayLussac é uma escola com sólida tradição de excelência acadêmica e evolução educativa, comprometida com a formação de cidadãos éticos, autônomos e socialmente responsáveis. Valoriza a investigação, a reflexão e o protagonismo do estudante, promovendo uma educação pautada no respeito às infâncias, no diálogo e na construção de sentido.

Para a escola, o Primary Years Programme amplia a visão pedagógica ao fortalecer a abordagem transdisciplinar, conectando práticas já presentes no GayLussac a uma rede internacional de excelência educativa, além de integrar ao aprendizado do aluno conteúdos acadêmicos e competências socioemocionais e globais.

A equipe docente será planejadora, pesquisadora e cocriadora do currículo. E haverá envolvimento das famílias como parceiras no processo educativo.