Cidades

Iniciativas digitais de Niterói são apresentadas em evento sobre cidades do futuro

Iniciativas digitais de Niterói são apresentadas em evento sobre cidades do futuro

Encontro online promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil reuniu representantes dos setores público, privado e bancos de desenvolvimento

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou nesta terça-feira (21) da segunda edição do “Cidades do Amanhã”, evento promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil. Durante o encontro online, representantes dos setores público e privado debateram, com participação de bancos de desenvolvimento, soluções e projetos nos setores de mobilidade urbana, iluminação pública e saneamento. Axel Grael, que também é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS) citou iniciativas da Prefeitura de Niterói, como a plataforma Sigeo e o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), com suas mais de 500 câmeras de monitoramentos e os portais de segurança.

O primeiro painel do evento, “Transição digital e desenvolvimento urbano”, discutiu o uso de dados e novas tecnologias na gestão de cidades no Brasil. Durante a discussão, o prefeito de Niterói lembrou que no início do mês a cidade recebeu o prêmio pelo 9º lugar geral e 1º lugar em Transparência no Connected Smart Cities, que reconhece as cidades mais inteligentes do País.

“Cidade inteligente é aquela que usa a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Soluções digitais precisam ser traduzidas em inclusão social, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e urbanístico. Estamos empenhados na elaboração de um Plano Diretor de Cidades Inteligentes”, disse.

Axel também falou sobre a importância da inovação neste momento de retomada econômica pós pandemia. “Niterói, como muitas outras, está se preparando para o momento pós-Covid, com desafios enormes. As empresas de tecnologia, cada vez mais, são de extrema importância para a geração de emprego e renda. A Prefeitura também está investindo em parcerias com a Universidade Federal Fluminense, um patrimônio de nossa cidade que certamente cumprirá importante papel na descoberta de soluções inovadoras para Niterói”, ressaltou Grael, que também falou sobre as aplicações do Sigeo e do Programa Novos Negócios, que disponibiliza informações para incentivar e facilitar investimentos na cidade.

O Secretário Executivo de Transformação Digital da Prefeitura de Recife, Rafael Figueiredo, também trouxe a perspectiva das iniciativas digitais no poder público. “A transformação digital acontece com a simplificação dos procedimentos. Queremos permitir que o serviço público possa ser uma prestação de serviço de excelência para o cidadão”, comentou.

O conselheiro de Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da França no Brasil, Mathieu Rivallain, foi o moderador do painel, que também teve participação de Valentin Lopez, especialista em soluções digitais da ALSTOM, e Vinicius Camara, diretor da empresa ENGIE.