
Equipes da Defesa Civil de Niterói, em conjunto com a CLIN e o Corpo de Bombeiros, seguem nesta segunda-feira (6) na operação de combate ao incêndio em vegetação que atinge a Reserva Darcy Ribeiro, localizada na Estrada Frei Orlando, no Jacaré, em Piratininga, na Região Oceânica. (Vídeo abaixo)
O incêndio começou no domingo (5) e continua ativo em alguns pontos da área de proteção ambiental.
Condições climáticas dificultam o combate
Segundo a Defesa Civil, as condições meteorológicas estão desfavoráveis ao controle das chamas. O calor intenso, a baixa umidade do ar e os ventos fortes registrados desde o fim de semana agravam a propagação do fogo.
As equipes permanecem no local até a completa eliminação das chamas e estão em alerta para novos focos de incêndio.
Risco de fogo em vegetação está alto
Devido à falta de chuvas e à baixa umidade dos últimos dias, o Risco de Fogo em Vegetação em Niterói foi classificado como ALTO desde a tarde de domingo (5), de acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil.
O órgão reforça o pedido de colaboração da população para evitar atitudes que possam gerar novos focos de incêndio.
Orientações à população
A Defesa Civil alerta para que os moradores não realizem queimadas e adotem medidas de prevenção:
- Não coloque fogo em lixo ou entulho;
- Não solte balões;
- Não jogue guimbas de cigarro acesas próximas à vegetação.
Em caso de emergência, o cidadão deve acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Contexto ambiental
O fogo na Reserva Darcy Ribeiro ocorre em meio a um período de tempo seco e altas temperaturas, o que tem elevado o número de ocorrências de incêndios florestais em todo o estado do Rio de Janeiro. Autoridades reforçam que a prevenção é essencial para proteger áreas de preservação e evitar danos ambientais graves.