
A Guarda Civil Municipal de Niterói deu início a uma nova fase de qualificação profissional com a participação no Curso de Capacitação Básica de Motopatrulhamento, oferecido pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A formação é voltada para aprimorar o uso de motocicletas no patrulhamento urbano, garantindo mais agilidade e eficiência nas operações realizadas na cidade.
A iniciativa faz parte do Programa de Qualificação Permanente da Guarda e visa fortalecer as ações integradas da Prefeitura, especialmente no combate a motos barulhentas, “rolezinhos” e outros distúrbios urbanos que afetam o dia a dia da população.
“Estamos dando um passo importante ao investir na qualificação contínua da nossa Guarda Municipal. Segurança pública também se faz com valorização e preparo dos agentes que estão nas ruas cuidando da cidade. Essa parceria representa o nosso compromisso em oferecer condições para que a Guarda atue com eficiência, respeito aos direitos e em sintonia com as forças de segurança. Temos uma das melhores guardas do estado e vamos cada vez mais investir em cursos, tecnologia e melhorias para tornar nossa corporação cada vez mais cidadã”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
Integração com a Polícia Militar e treinamento especializado
O curso, ministrado por especialistas do Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BTM) da PM, atende a uma solicitação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP). Nesta primeira etapa, 20 agentes da Guarda Municipal participam da capacitação, que inclui também outras duas turmas programadas para os períodos de 2 a 6 de junho e 9 a 13 de junho.
O treinamento vai muito além da pilotagem, incluindo preparação física e psicológica, controle emocional, técnicas de abordagem e resistência à fadiga, essenciais para garantir segurança tanto para os agentes quanto para a população.
“Investir em capacitação é investir em qualidade no atendimento, respeito ao cidadão e eficiência nas ações. Este curso é uma resposta direta à necessidade de termos agentes cada vez mais preparados para os desafios urbanos e integrados às demais forças de segurança e poderá ser um grande aliado nas ações que temos realizado em parceria com a forças de segurança no combate a motos barulhentas e os “rolezinhos”, ressaltou o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas.
Investimento em segurança e valorização dos agentes
A formação é uma resposta direta às demandas da cidade por mais segurança e agilidade no atendimento das ocorrências. Segundo a Prefeitura, o objetivo é fortalecer a atuação da Guarda, que se destaca no estado como referência em segurança pública cidadã.
A capacitação dos agentes de motopatrulhamento também é estratégica para ações de ordenamento urbano, patrulhamento em áreas comerciais, rondas escolares e operações de resposta rápida.
“Cada vez mais, as instituições de segurança apostam na mobilidade sobre duas rodas como solução moderna e eficaz para o policiamento urbano. A Guarda de Niterói está alinhada com esse movimento. Este curso amplia as possibilidades de atuação dos nossos agentes e contribui para o crescimento profissional dentro da corporação”, explicou o inspetor-geral da Guarda Municipal, Paulo Brito.
Guarda preparada para novos desafios
O curso faz parte do conjunto de investimentos realizados pela Prefeitura de Niterói na segurança pública. Por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa da SEOP, os guardas participam regularmente de formações complementares, incluindo desenvolvimento de inteligência emocional, técnicas de controle de crise, comunicação não violenta e policiamento moderno.
A proposta é garantir que a cidade conte com profissionais cada vez mais capacitados, prontos para atuar de forma eficiente, respeitosa e integrada às demais forças de segurança.
Niterói como referência em segurança pública municipal
A realização deste treinamento reforça o compromisso de Niterói com uma segurança pública moderna, eficiente e integrada, aliando investimento em tecnologia, qualificação profissional e parcerias estratégicas.
A cidade segue consolidando sua posição como exemplo de políticas bem-sucedidas de segurança no estado do Rio de Janeiro, mostrando que a união entre município, estado e comunidade é o caminho para construir uma cidade mais segura, justa e acolhedora para todos.