
Moradores de bairros do Rio de Janeiro enfrentaram falta de energia elétrica no dia mais quente do verão. As temperaturas oficiais chegaram a 40,8°C, e o apagão começou por volta das 21h da segunda-feira (12).
Em alguns pontos da cidade, a energia ainda não havia sido totalmente restabelecida até cerca das 6h da manhã desta terça-feira (13).
Bairros afetados na Zona Norte do Rio
Na Zona Norte, a instabilidade na rede elétrica da Light atingiu diferentes bairros. Entre as áreas com relatos de interrupção no fornecimento estão:
- Méier
- Tijuca
- Cachambi
- Todos os Santos
- Del Castilho
- Maria da Graça
- Engenho de Dentro
- Jacarezinho
- Benfica
A falta de luz ocorreu em meio ao calor intenso, o que aumentou o desconforto dos moradores.
Moradores relatam transtornos com a falta de energia
No Cachambi, o estudante Henrique Bianchi afirmou que parte do bairro ficou sem luz por várias horas.
“Desde 21h uma parte do bairro estava sem luz. Que a Light resolva essa questão de manutenção na subestação para que isso não aconteça novamente. Ficar 2, 3 horas sem luz é complicado, principalmente porque temos idosos. Não queremos que vire um caso como o de Copacabana, onde moradores ficaram quase 50 horas sem energia”, disse.
O relato reforça a preocupação com a duração do apagão e os impactos sobre moradores mais vulneráveis.
Apagão também atinge outras regiões da cidade
Além da Zona Norte, moradores da Cidade de Deus e de Rio das Pedras, na Zona Sudoeste, e de Campo Grande, na Zona Oeste, também relataram falta de energia por mais de três horas.
Nessas regiões, a Light informou que o problema foi provocado pelo grande número de ligações clandestinas.
Prefeitura acompanha situação nos bairros afetados
Até o início da manhã desta terça-feira, a Light ainda não havia detalhado o motivo do apagão na Zona Norte, mas informou que equipes estavam mobilizadas para normalizar o fornecimento.
O prefeito Eduardo Paes afirmou que determinou o acompanhamento da situação por equipes da Prefeitura nas áreas afetadas.
Segundo o prefeito, o Procon Carioca está cobrando providências imediatas da concessionária para que a energia seja restabelecida o mais rápido possível.