A Cedae finalizou a manutenção anual preventiva do Sistema Imunana-Laranjal à 1h desta sexta-feira (1º de novembro), adiantando-se em relação ao horário previsto (4h). Apesar da conclusão e início de operação gradativa, o sistema precisou ser interrompido novamente às 2h05 devido a uma falha na entrada de energia elétrica da Enel, que ainda não tem prazo de solução. A Cedae informou que está em contato com a concessionária para retomar a produção de água o mais rápido possível.
O Sistema Imunana-Laranjal abastece mais de 2 milhões de pessoas em São Gonçalo, Niterói, Itaboraí (fornecimento de água bruta), Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
“Águas de Niterói informa que a operação do Sistema Imunana-Laranjal, realizada pela CEDAE, ainda não foi normalizada devido a um reparo na entrada de energia elétrica da Enel, sem previsão de conclusão. A concessionária segue acompanhando a situação com a CEDAE. O sistema de distribuição de água de Niterói vai voltar a operar gradativamente após a conclusão dos serviços.” informou a Águas de Niterói.
Para a manutenção, a Cedae mobilizou 200 profissionais que realizaram mais de 40 serviços, incluindo reparos, instalação de equipamentos, ajustes eletromecânicos e limpeza das estruturas. A ação visa aumentar a segurança operacional do sistema, garantindo o fornecimento contínuo durante o verão, época de maior consumo de água.
O prazo de normalização do abastecimento será comunicado pelas concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, conforme a área de cobertura. Até as primeiras horas da manhã, segundo a Cedae, a Enel ainda não havia definido o tempo necessário para resolver o problema, impedindo a retomada do fornecimento de água para o Leste Fluminense.
A Enel Distribuição Rio informou que, “devido a um problema técnico interno da ETA de Imunana-Laranjal, da Cedae, foi necessário por medida de segurança interromper o fornecimento de energia da unidade. A distribuidora reitera que o fornecimento de energia nos bairros do entorno não foi afetado. Técnicos da Enel Rio irão restabelecer a energia no local assim que a situação for normalizada pelos funcionários da Cedae”, diz a nota.