Cidade

Estação Cantareira será um polo de economia criativa em Niterói

Niterói terá um novo Distrito de Economia Criativa e Inovação na Estação Cantareira, revitalizando o patrimônio histórico da cidade.

Foto: Alex Ramos
Foto: Alex Ramos

Niterói - Nesta segunda-feira (30), o prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve na Estação Cantareira, em São Domingos, para acompanhar o progresso das obras de revitalização do prédio histórico. O espaço, que já foi uma importante estação das barcas, será transformado em um Distrito de Economia Criativa e Inovação, além de oferecer um ambiente multiuso para eventos, com capacidade de adaptação para diversas atividades culturais e empresariais.

A iniciativa faz parte de um ambicioso projeto da Prefeitura para recuperar o patrimônio histórico da cidade. Entre os imóveis incluídos no pacote de revitalizações estão a Casa Norival de Freitas, no Centro, e o icônico Castelinho do Gragoatá.

Prefeito vistoria obras da Cantareira | Foto: Alex Ramos

Espaço para inovação e cultura

De acordo com o prefeito, a Estação Cantareira terá papel central na promoção da economia criativa de Niterói.

“Esse prédio é um patrimônio da nossa cidade, e foi desapropriado pela Prefeitura. Eu fiz questão de vir aqui, fazer a última vistoria deste ano, para que pudéssemos verificar o andamento das obras, e já pude constatar que muita coisa mudou e as obras aceleraram bastante. Quem conheceu antes sabe que havia várias construções dentro e tudo foi retirado. Estamos preparando tudo. Haverá espaços para o funcionamento de startups, de atividades voltadas para a economia criativa em Niterói. Um espaço versátil e mais um patrimônio histórico restaurado, recuperado para o uso dos cidadãos. Aqui também teremos, com certeza, restaurantes e espaços que o cidadão poderá frequentar. Estou muito feliz com o que está acontecendo aqui na nossa cidade”, disse o prefeito Axel Grael.

Investimento robusto e múltiplos usos

A obra, orçada em cerca de R$ 40 milhões, tem previsão de conclusão em 18 meses. O projeto foi cuidadosamente elaborado para preservar as características arquitetônicas originais da estação, incluindo sua histórica fachada. A versatilidade será um dos destaques do espaço, que poderá receber eventos, shows e feiras, além de abrigar atividades permanentes voltadas à inovação e à criatividade.

Próximo à estação, estará localizado o Museu do Cinema, que, juntamente com o complexo do Reserva Cultural, reforçará a vocação da área para atividades culturais e criativas, posicionando a região como um polo atrativo para moradores e visitantes.

Foto: Alex Ramos

Revitalização do patrimônio histórico

As obras na Estação Cantareira são mais um passo no esforço da Prefeitura de Niterói para resgatar e revalorizar os espaços históricos da cidade. A restauração da estação não só preserva a memória arquitetônica e cultural, mas também traz novas possibilidades de uso, promovendo a interação da população com esses ambientes.