
A noite de segunda-feira (29) foi marcada por tensão e tiroteios em diferentes pontos do bairro Fonseca, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Criminosos usaram ônibus como barricadas e moradores relataram pânico durante os confrontos.
Como começou a confusão
De acordo com a Polícia Militar, a ação criminosa foi uma retaliação a operações realizadas mais cedo na Comunidade Vila Ipiranga, no Fonseca, e na Comunidade Nova Brasília, na Engenhoca.
Na ocasião, equipes do 12º BPM apreenderam drogas, armas e rádios transmissores, além de prender foragidos da Justiça e suspeitos de tráfico de drogas.

Ônibus usados como barricadas
Durante a noite, moradores relataram intenso tiroteio e a Alameda São Boaventura, uma das principais vias de Niterói, chegou a ser interditada.

Segundo a Nittrans, o tráfego no sentido Caixa D’Água foi bloqueado às 22h15, sendo desviado por ruas próximas. Por volta das 23h, o fluxo já estava totalmente liberado.
O que dizem as autoridades
Em diferentes notas, a Polícia Militar detalhou as ações do dia:
- Na comunidade Brasília (Engenhoca): apreensão de drogas, rádio transmissor e dinheiro do tráfico; prisão de um foragido e detenção de dois suspeitos.
- Na comunidade Buraco do Boi (Barreto): apreensão de pistola, drogas e rádios transmissores; dois suspeitos detidos e um adolescente com mandado de busca e apreensão localizado.
- Na comunidade Nova Brasília (Engenhoca): seis homens presos; apreensão de mais de 200 trouxinhas de maconha, 120 sacolés de cocaína, R$ 377 em espécie e rádio transmissor.

Ainda segundo a PM, um dos presos era foragido com mandados por tráfico e roubo.
Prefeitura nega boatos
A Prefeitura de Niterói informou que não houve incêndio de ônibus durante os confrontos. A administração destacou ainda que equipes da Nittrans utilizaram caminhões-reboque para remover os coletivos usados como barricadas e liberar a via.