Em continuidade às ações de manutenção preventiva em Niterói, a Enel Distribuição Rio realiza nos próximos 15 dias, em Itacoatiara, na região Oceânica, um mutirão de podas de galhos e árvores com potencial de impacto na rede.
A previsão é executar cerca de 450 podas no bairro com o apoio da Prefeitura e da associação de moradores de Itacoatiara.
“Apenas no primeiro trimestre de 2024, foram realizadas em torno de 7,8 mil podas em Niterói, contra 6 mil previstas no início do ano. Todas as ações contaram com o apoio do Município.” informou a Enel.
De acordo com a concessionária, o objetivo das ações é minimizar o contato da vegetação com a rede elétrica da companhia, evitando curtos-circuitos que prejudicam o fornecimento de energia.
O contato com a fiação e a queda de galhos e árvores sobre a rede são algumas das causas mais comuns de interrupções do fornecimento de energia, especialmente no verão em razão de chuvas e ventos.
“Acreditamos que este trabalho é de extrema importância para tornar a rede menos exposta a intempéries climáticas. Tudo é feito com muito cuidado e respeito à vegetação, para que haja um equilibro em nossa operação, sem privar a população também das sombras e da beleza das árvores”, destaca José Luis Salas, diretor de Operações de Redes da Enel Distribuição Rio.
Por lei, o manejo da vegetação nas cidades é atribuição das prefeituras. No entanto, há uma importante parceria da distribuidora que atua em podas preventivas de galhos próximos à rede elétrica e podas corretivas quando os galhos estão encostando na rede ou apresentam riscos de acidentes elétricos.