A Enel Distribuição Rio realiza o projeto ‘Energia Legal’ em Niterói até sexta-feira (10). O objetivo da iniciativa é combater fraudes e furtos de energia, bem como conscientizar a população sobre riscos e prejuízos desta prática.
Além disso, a Enel Rio vai oferecer atendimento móvel onde serão fornecidos os mesmos serviços disponíveis em lojas.
Em 61 edições, o projeto já identificou em torno de 24,5 mil furtos de energia, sendo 92% dos casos em residências e 8% em comércios nas 28 cidades por onde passou desde o fim de 2019. Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado, o que prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificulta o retorno da energia elétrica. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.
Quem adota a prática popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, está colocando a própria vida e a segurança da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.
Unidade Móvel
- Data: 9/5 (quinta-feira)
- Horário: 8h30 às 17h
- Local: Alameda São Boaventura, 770, Fonseca (Horto da Fonseca)
- Data: 10/4 (sexta-feira)
- Horário: 8h30 às 17h
- Local: Estrada Caetano Monteiro, 1.833, Largo da Batalha (estacionamento em frente à Subestação da Enel)