
Niterói - Antes mesmo da abertura oficial do Festival de Cinema Europeu Imovision, que começou nesta terça-feira (23) no Reserva Cultural de Niterói, diretores internacionais convidados pelo prefeito Rodrigo Neves já estavam imersos em uma verdadeira experiência cultural pela cidade. E o resultado? Encantamento declarado.
Os cineastas visitaram o icônico Museu de Arte Contemporânea (MAC) e exploraram a emocionante exposição em homenagem ao ator Paulo Gustavo. Depois, participaram de uma vivência típica do Dia de São Jorge: uma roda de samba no Quilombo do Grotão, no Engenho do Mato, com direito a feijoada e homenagens a São Jorge e Ogum.

O prefeito destacou que o festival reafirma Niterói como um polo de cultura e inovação:
“Niterói tem se consolidado como uma das principais referências culturais do Brasil. Receber a primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision reforça essa vocação da nossa cidade, que une arte, arquitetura, turismo e inovação. É um orgulho ver Niterói no roteiro internacional do cinema e promover esse intercâmbio cultural com grandes produções europeias. Trazer os diretores para conhecer um pouco de nossa cidade também faz parte desse intercâmbio”.
Entre os visitantes ilustres, Tom Tykwer, diretor de “Corra, Lola, Corra”, se disse tocado com a recepção:
“Chegamos hoje e fomos lançados diretamente no coração cultural desta cidade tão linda. Essa experiência que acabamos de vivenciar é realmente bonita e, sabe, realmente toca o coração. Fiquei muito emocionado”.
A diretora francesa Audrey Diwan, vencedora do Leão de Ouro no Festival de Veneza, também expressou surpresa e admiração:
“Eu não sabia que era um dia especial aqui no Brasil. Quando chegamos no Quilombo, de longe, ouvi a música e por um momento pensei que talvez fosse algo para turistas, mas vi que não era. Ver os mais velhos e os mais jovens cantando juntos, essa conexão entre gerações… Fiquei realmente comovida”.

Festival de Cinema Europeu Imovision começa hoje em Niterói
De 23 a 30 de abril, Niterói será a capital do cinema europeu, com exibições de 14 filmes premiados e inéditos de países como França, Alemanha, Noruega, Suíça, Grécia, Islândia, Ucrânia e Itália. As sessões ocorrerão no Reserva Cultural, no bairro de São Domingos.
Além da programação cinematográfica, o festival impulsiona o turismo e a economia criativa, como ressalta André Bento, presidente da Neltur:
“Com mais de 50% do território em áreas verdes preservadas, Niterói é um polo de cultura, natureza e inovação. E em breve, teremos mais uma novidade: o primeiro museu do país dedicado à história do cinema brasileiro, ao lado do Reserva Cultural”.
O fundador da Imovision, Jean Thomas Bernardini, afirma que a escolha de Niterói para sediar o festival é a realização de um sonho:
“É a democratização do cinema de arte, levando o melhor da produção europeia para além dos grandes centros.”.
