
A Creche Comunitária Minha Querência, em Piratininga (Niterói), transformou reciclagem em aprendizagem e afeto. Com apoio da Equipe de Educação Ambiental da Clin, crianças e famílias criaram um mural com mais de mil tampinhas e viveram um projeto que uniu arte, música e natureza.
Educação ambiental com reciclagem mobiliza a comunidade
A creche, conveniada da Prefeitura de Niterói, apostou na educação aliada à reciclagem para dar nova vida ao muro da unidade. A iniciativa envolveu toda a comunidade escolar e contou com o suporte da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).
- Coleta: as crianças levaram tampinhas de garrafa para a creche.
- Triagem: organizaram as peças por cores.
- Criação: colaram uma a uma até formar um painel que retrata um jardim florido e pequenos animais.
“As mães relatam que as crianças nem deixam o leite ou o refrigerante acabar. Já querem guardar as tampinhas para trazer para a creche. Até mesmo as que encontravam pelo caminho eram recolhidas”, contou a diretora Rosângela Camilo.

Arte, música e natureza em sala de aula
Projeto “Entre contos e cantos surge o encanto” (GREI 4)
Com o tema da primavera, a turma do GREI 4 trabalhou referências de Vincent Van Gogh, Vivaldi e Toquinho, sempre em diálogo com a natureza. A ideia nasceu após visita ao viveiro da Clin, onde os alunos receberam sementes de girassol.
“O contato com o setor ambiental foi fundamental para que as crianças experimentassem esse aprendizado. Na educação infantil, o lúdico é essencial, pois desenvolve o letramento, a coordenação motora e a afetividade”, explicou a professora Helen Guse, que há 21 anos atua na educação infantil de Niterói.

Apresentação para as famílias e livros autorais
O projeto culminou em uma apresentação para os pais. Ao som de “Aquarela”, de Toquinho, os alunos utilizaram caixas de sapato e materiais reciclados para dar vida às imagens da canção. Na mesma ocasião, houve manhã de autógrafos, com a entrega de livros produzidos por cada criança reunindo atividades do projeto.
“Queremos que essa ideia floresça na cabeça deles para que, no futuro, sejam multiplicadores do que aprenderam aqui”, destacou a professora Silvana Gomes, também do GREI 4.

Parceria com a Clin: acompanhamento e reconhecimento
A Equipe de Educação Ambiental da Clin acompanhou todas as etapas — da separação das tampinhas ao evento final. Após a apresentação, os funcionários foram homenageados e receberam exemplares dos livros feitos pelos alunos.
“Foi emocionante e gratificante esse reconhecimento. Fomos muito bem acolhidos desde a primeira visita da creche ao viveiro e criamos um vínculo especial de carinho. Foi maravilhoso e inesperado receber essa homenagem”, relatou a gari e educadora ambiental Viviane Souza.

Pequenos gestos, grandes mudanças
Mais do que um mural colorido, a experiência mostrou como a educação ambiental pode mobilizar crianças, famílias e comunidade por um objetivo comum. Ao transformar tampinhas em arte e aprendizado, a Creche Minha Querência e a Clin reforçam que a sustentabilidade começa nos pequenos gestos — e, multiplicados, têm o poder de transformar a cidade e proteger o meio ambiente.