Cidades

Covid-19: Niterói começa a aplicar quarta dose em pessoas acima de 18 anos

Ana Paula Fernandes | Foto: Douglas Macedo
Ana Paula Fernandes | Foto: Douglas Macedo

A Prefeitura de Niterói passou a disponibilizar, nesta segunda-feira (01), a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para jovens com 18 anos ou mais. Para receber a imunização é necessário o intervalo de 4 meses da terceira dose, além de apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante das doses anteriores. A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, com entrada nas unidades de saúde até as 16h.

A consultora Geysielle Apostólico, de 24 anos, quis se adiantar e tomar a vacina logo no primeiro dia liberado para a sua faixa etária. Ela explica que nunca teve Covid-19, mas diversos familiares tiveram a doença e uma tia faleceu em 2020, no início da pandemia, quando só havia tomado uma dose da vacina. Por isso, ela acredita na importância de manter o calendário vacinal em dia. “Eu sabia que hoje seria o primeiro dia para o reforço da minha faixa etária e quis vir no primeiro dia. Eu acho que a Covid é uma doença com a qual a gente vai ter que conviver daqui pra frente. Ainda temos índices de casos, mas eu acho que é muito importante continuar mantendo a vacinação e se prevenir”.



Já a pesquisadora Ana Paula Fernandes, de 27 anos, aproveitou a ida ao posto para fazer um exame e tomou a dose de reforço. “Vim fazer um teste de Covid, que deu negativo. Aí, aproveitei para tomar a vacina. Foi super rápido, super tranquilo, não dói nada. Tomem vacina, pelo amor de Deus! É muito importante, para a gente sair logo dessa situação. Eu já tive Covid, é pesado. Não é uma ‘gripezinha’ não”.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, alerta para a importância da vacinação. “A vacina é segura e fundamental para evitar casos graves da doença. Não deixe de receber a imunização e manter o esquema vacinal completo”.



Outras faixas etárias

O município também está realizando a aplicação da terceira dose para adolescentes de 12 a 17 anos, com intervalo de quatro meses da segunda dose. Niterói segue em repescagem contínua para aplicação da primeira e segunda dose para crianças entre 3 e 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos.



Agendamento

Para realizar o agendamento basta fazer o download do aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo de cadastro. É necessário estar dentro do público alvo e da idade para receber a imunização, seguindo o calendário, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização. Também é possível agendar pelo site da Prefeitura de Niterói: www.niteroi.rj.gov.br/agendamentovacina.

Quem precisar remarcar a data e horário da vacinação, caso não consiga comparecer no dia agendado, deve mandar um e-mail para [email protected].



Confira os locais de vacinação contra a Covid-19

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111 – Piratininga.
Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu
Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha
Novo Ponto em Jurujuba – Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba (em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães)

Unidades Básicas de Saúde (UBS): Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca. Médico de Família da Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Leopoldina, Teixeira de Freitas, Vila Ipiranga, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Cafubá I, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Jonathas Botelho, Maceió, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Boa Vista, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Badu, Vital Brazil.