Cidade

Contador ultrapassa marca de 1 milhão de bicicletas em Niterói

Descubra como Niterói se tornou uma cidade referência em mobilidade sustentável com mais de 1 milhão de bicicletas registradas.

Divulgação/Prefeitura de Niterói
Divulgação/Prefeitura de Niterói

Niterói - A cidade de Niterói celebra um marco significativo no uso de bicicletas: o contador de ciclistas instalado na Avenida Marquês de Paraná ultrapassou a impressionante marca de 1 milhão de bicicletas desde sua inauguração, em março deste ano. A média diária de 5 mil ciclistas posiciona a cidade entre as mais avançadas do país no incentivo à mobilidade sustentável.


Contabike: transparência e mobilidade sustentável

O totem localizado na Marquês de Paraná faz parte do sistema Contabike, que monitora o fluxo de ciclistas em 11 pontos estratégicos de Niterói, incluindo:

  • Avenida Amaral Peixoto;
  • Rua São Lourenço;
  • Avenida Roberto Silveira;
  • Orla de São Francisco;
  • Parque Orla Piratininga.

Segundo Filipe Simões, coordenador do programa Niterói de Bicicleta, o equipamento tem como objetivo dar visibilidade ao número expressivo de viagens realizadas por bicicletas:

“Por ser um veículo pequeno, de baixo impacto visual e sonoro, sua presença pode passar despercebida no ambiente urbano, levando até à impressão equivocada quanto ao volume de pessoas que a utilizam. O totem que foi instalado na Marquês de Paraná não deixa dúvidas: são muitas viagens, mais de um milhão, feitas de bicicleta no local”.


Expansão da malha cicloviária em Niterói

Niterói registra um crescimento expressivo de sua malha cicloviária, que atualmente soma 86 quilômetros, com meta de atingir 100 quilômetros até 2024. Entre as recentes melhorias estão:

  • Avenida Amaral Peixoto (Centro);
  • Avenida Roberto Silveira (Icaraí);
  • Rua Florestan Fernandes (Camboinhas);
  • Rua Matias Sandri (Itacoatiara).

Além disso, conexões estratégicas foram criadas, como no Ponto Cem Réis e na Rotatória de Camboinhas, aumentando a segurança e a praticidade para os ciclistas.


NitBike: sistema de compartilhamento de sucesso

O NitBike, sistema de compartilhamento de bicicletas da Prefeitura de Niterói, já conta com 70 mil usuários cadastrados, 400 bicicletas e 37 estações. Até o final do ano, a meta é expandir para 50 estações e 600 bicicletas.

  • Média diária de viagens: 6.900.
  • Uso predominante: Dias úteis, com picos às terças, quartas e quintas-feiras.
  • Gratuidade: As viagens de até 1 hora são gratuitas, com um intervalo de 15 minutos entre elas. Excedendo esse tempo, é cobrada uma tarifa de R$ 8.

Ampliação do Bicicletário Araribóia

As obras de ampliação do Bicicletário Araribóia já começaram. Com investimento de R$ 1,1 milhão, o número de vagas passará de 446 para 960, com adição de áreas cobertas, suportes verticais e 20 pontos de carregamento para bicicletas elétricas.

A nova estrutura contará também com:

  • Sistema de monitoramento por câmeras;
  • Espaço para cursos e oficinas;
  • Melhorias na drenagem e escoamento de água.

Bicicleta: mobilidade do futuro em Niterói

Para o prefeito Axel Grael, os dados reforçam o compromisso de Niterói com a mobilidade sustentável:

“Toda a desconfiança que existia em relação a adesão das pessoas à bicicleta já não existe mais, elas são uma realidade nas ruas de Niterói. Os contadores nos dão a ideia de quantas pessoas já passaram. Nós, os ciclistas e toda população conseguimos ter a ideia do movimento de bicicleta que temos hoje em Niterói. Pelos dados que estamos coletando, temos a informação de que 10% de todo o movimento na Marquês de Paraná é de bicicletas”.

Com investimentos em infraestrutura, sistemas inovadores como o NitBike e o engajamento da população, Niterói se consolida como referência nacional em mobilidade por bicicletas.