
O Rio de Janeiro amanheceu com ônibus, metrô e demais serviços públicos funcionando normalmente nesta quarta-feira (29). De acordo com o prefeito Eduardo Paes, não há registros de problemas nos modais de transporte da cidade. A rotina começa a ser restabelecida depois dos transtornos causados na véspera.
Segundo o prefeito, o Rio de Janeiro voltou para o Estágio 1, em uma escala de 5, o que indica um cenário de aparente normalidade.
Serviços liberados no Rio de Janeiro
A Prefeitura do Rio informou que, às 3h30, já não havia mais vias interditadas. A última liberação ocorreu na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, por volta das 2h45. A retomada acontece após um dia de bloqueios nas principais ligações da cidade.
O RioÔnibus, sindicato das empresas que operam os coletivos, informou que o sistema de ônibus no Rio de Janeiro funciona regularmente nesta manhã. Apesar da circulação normalizada, ainda há relatos de ruas com pouco movimento.
Dia anterior teve bloqueios e atrasos
Na terça-feira (28), importantes vias expressas como a Avenida Brasil, a Linha Amarela e a Linha Vermelha chegaram a ser fechadas. Ônibus foram sequestrados por criminosos e usados como barricadas, interrompendo o trânsito e afetando a rotina no Rio de Janeiro.
A megaoperação das polícias Civil e Militar nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, resultou em 64 mortes, sendo quatro agentes de segurança. Ao todo, 81 pessoas foram presas e quase 100 fuzis apreendidos. Durante a noite, equipes da PM ainda permaneciam na área de mata das comunidades.
Universidades alteram funcionamento
Por medida de segurança, universidades do Rio de Janeiro alteraram o expediente nesta quarta-feira (29). A UFRJ e a UERJ não terão atividades presenciais no período da manhã. A UniRio segue com as portas fechadas durante todo o dia. Já a PUC optou por manter aulas remotas.