
Niterói - Desde as 6h50 da manhã de sexta-feira (4), a Prefeitura de Niterói informou que permanece em estágio de atenção devido à intensa frente fria que atinge o Estado do Rio de Janeiro e provoca chuvas fortes em várias regiões da cidade. Para agilizar o atendimento à população, a Defesa Civil de Niterói disponibilizou um novo número de emergência: (21) 96658-0604, que se soma aos canais tradicionais 199 e (21) 2620-0199.
“Mais de 500 profissionais de diferentes órgãos municipais estão mobilizados em uma operação emergencial nas ruas, atuando para reduzir os impactos causados pela chuva. Até o momento, não há registro de vítimas ou ocorrências graves. Segundo a Defesa Civil, foram registradas 41 quedas de árvores e 10 solicitações de vistoria técnica.” informou a prefeitura.
Bairros com maiores acumulados de chuva em Niterói
De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações (CMO), os bairros mais afetados pela chuva nas últimas horas foram:
- Rio do Ouro: 140,4 mm
- Engenho do Mato e Várzea das Moças: 128 mm
- Maravista: 123,6 mm
- Morro do Estado: 116,8 mm
Nas últimas 6 horas, destacam-se ainda os volumes registrados em:
- Rio do Ouro: 41,6 mm
- Sapê: 35,2 mm
- Pé Pequeno: 31,2 mm
- Beltrão: 27,2 mm
- Cavalão: 23,2 mm
Apesar da intensidade, não foi necessário o acionamento das sirenes. A previsão para as próximas horas é de chuva fraca a moderada.
Trabalho integrado
A prefeita em exercício, Isabel Swan, elogiou o trabalho das equipes:
“A Prefeitura continua monitorando a situação e se mantém em alerta para proteger a população. Graças à atuação conjunta da Defesa Civil, Guarda Municipal, Nittrans, Secretaria de Conservação e Clin, conseguimos atender rapidamente às ocorrências”
Walace Medeiros, secretário-adjunto da Defesa Civil, reforçou o alerta:
“Estamos atentos, com monitoramento em tempo real, para garantir respostas rápidas e eficazes. Nosso trabalho é preventivo e permanente. A orientação é que todos fiquem atentos às atualizações, especialmente em áreas mais vulneráveis”
Além da Defesa Civil, também estão em campo as secretarias de Assistência Social (SMASES), Conservação (Seconser), Ordem Pública (Seop), além da Clin e da NitTrans. Como medida preventiva, a coleta de lixo foi antecipada para as 18h, evitando entupimentos causados por resíduos carregados pela água.
Tecnologia e planejamento
Nos últimos 12 anos, a Prefeitura investiu R$ 1,7 bilhão em obras de contenção, drenagem e resiliência urbana. Em 2024, Niterói conquistou o 1º lugar no Estado do Rio no Índice de Capacidade Municipal (ICM) em Gestão de Riscos de Desastres, do Governo Federal. A cidade se destaca pelo uso de tecnologia avançada, com:
- 46 pluviômetros
- 37 sirenes
- 3,4 mil voluntários
- Mapeamento completo de áreas de risco
- Investimentos em drones, sensores e robôs para ações preventivas
Orientações da Defesa Civil de Niterói:
- Quem mora em áreas de risco deve ficar atento a sinais de deslizamentos e estar pronto para sair de casa em segurança;
- Se estiver em local seguro, permaneça nele até novo aviso;
- Evite trafegar por áreas alagadas, próximos a rios, canais e córregos com risco de transbordamento;
- Em caso de ventos fortes ou raios, mantenha distância de árvores, fiações elétricas e estruturas instáveis;
Canais de emergência:
- Defesa Civil: (21) 96658-0604, 199 ou (21) 2620-0199
- Corpo de Bombeiros: 193