
A Prefeitura de Niterói abriu três consultas públicas online para ampliar a participação popular em decisões estratégicas da cidade. Pelo aplicativo Colab, moradores podem contribuir com propostas sobre saúde, revitalização do Centro e o projeto da Arena Niterói. Os prazos são curtos, e a participação pode influenciar diretamente os próximos passos da administração municipal.
Consultas públicas online abertas pela Prefeitura de Niterói
A Prefeitura de Niterói, por meio do aplicativo Colab, está com três consultas públicas online em andamento para que a população participe da tomada de decisão em projetos estratégicos do município. Os temas são:
- Plano Municipal de Saúde Participativo
- Retrofit do “prédio da Caixa”, no Centro
- Consulta sobre Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI): Arena Niterói
Plano Municipal de Saúde Participativo (até 31/01/2026)
O Plano Municipal de Saúde Participativo vai definir diretrizes, metas e prioridades para a Secretaria Municipal de Saúde nos próximos anos. A consulta fica disponível para participação até o dia 31/01/2026.
Retrofit do “prédio da Caixa” no Centro (até 10/02)
A consulta sobre o Retrofit do “prédio da Caixa” busca coletar percepções da população sobre o projeto que pretende recuperar e revitalizar o imóvel localizado na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói. A participação fica aberta até 10 de fevereiro.
PMI da Arena Niterói (até 10/02)
Já a consulta sobre os Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI) da Arena Niterói pretende permitir que o cidadão contribua diretamente para que o futuro equipamento na Avenida Visconde do Rio Branco atenda às necessidades da cidade. O prazo para participação também segue até 10 de fevereiro.
Niterói aposta em democracia digital e coleciona reconhecimento
A Prefeitura de Niterói afirma trabalhar para que o município seja cada vez mais referência em democracia digital. Segundo o texto, esse esforço gerou resultados e premiações internacionais.
Em 2025, a cidade foi eleita:
- a terceira mais inteligente do Brasil;
- a segunda mais bem colocada da Região Sudeste no Ranking Connected Smart Cities;
- e a primeira em Economia e Finanças.
“Case de sucesso” em governo digital, diz representante da Prefeitura
Para o coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão, Fernando Stern, a estratégia tem sido reconhecida nacional e internacionalmente como experiência bem-sucedida de governo digital e gestão colaborativa.
“Niterói é uma cidade com uma longa história de mobilizações sociais e que instituiu, muitas vezes de forma inovadora, diversas ferramentas de escuta e participação social. Em parceria com o Colab, desenvolvemos esse trabalho, que virou um case de sucesso e que vem sendo amplamente reconhecido.”, destacou Fernando Stern.
Colab em Niterói: 170 mil usuários e 90% das demandas solucionadas
A participação popular via Colab é resultado de uma parceria iniciada no primeiro mandato do prefeito Rodrigo Neves, em 2013. A plataforma de gestão colaborativa mantém o relacionamento mais próximo entre poder público e moradores, que podem contribuir com o desenvolvimento do município.
Segundo o texto, por meio da gestão de canais digitais e integração com pontos de atendimento ao cidadão físicos e telefônicos, a cada ano, dezenas de milhares de pessoas apontam demandas, fazem sugestões e acessam serviços públicos e direitos.
Pelo aplicativo Colab, a Prefeitura de Niterói soma:
- mais de 170 mil usuários cadastrados;
- mais de 190 mil demandas registradas;
- cerca de 90% das demandas solucionadas;
- mais de 100 mil participações em consultas públicas.
Durante a pandemia, Colab teve 120 mil agendamentos de vacinação
Durante a pandemia da Covid-19, Niterói realizou, por meio do Colab, mais de 120 mil agendamentos para vacinação.