Cidades

Clin Social promove dia de lazer e combate ao bullying em Niterói

Projeto Clin Social reúne 55 alunos em Niterói para um dia de lazer, teatro e palestra sobre bullying, empatia e saúde mental.

Clin Social
Foto: João Pedro Torres

Um dia de lazer, aprendizado e reflexão marcou a rotina de 55 alunos do ensino fundamental em Niterói. O projeto Clin Social levou esporte, teatro e palestra para conscientizar as crianças sobre bullying, empatia e saúde mental.

Projeto Clin Social promove dia de diversão e aprendizado

Nesta segunda-feira (22), cerca de 55 alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Ernani Moreira Franco, no Fonseca, participaram de uma programação especial no Clube AABB, em São Francisco. O evento fez parte do projeto Clin Social, da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), que já abordou temas como racismo e conselho tutelar em edições anteriores.

As atividades ocorreram em dois turnos, no contraturno escolar, com esportes e um bate-papo sobre bullying, dando continuidade à série de rodas de conversa sobre temas relevantes para crianças e adolescentes.

Palestra lúdica sobre bullying e saúde mental

A ação foi conduzida pela psicóloga Patrícia Lima Barbosa, da eMulti e integrante do Programa Médico de Família no Caramujo. De forma lúdica, ela abordou o bullying e seus impactos.

Uma peça teatral encenada por profissionais do programa apresentou a história de um estudante que sofre bullying, enquanto sua mãe, sobrecarregada com trabalho e tarefas domésticas, não percebe o sofrimento do filho. A encenação reforçou a importância do diálogo familiar e do apoio emocional.

Para fixar a mensagem, a psicóloga criou o Mural da Esperança, onde as crianças escreveram frases motivacionais como “Não julgue as pessoas”, “Amigos”, “Não cometer bullying”, “Não fazer racismo” e “Ser legal com os amigos”.

Clin Social
Foto: João Pedro Torres

Reflexão sobre empatia e automutilação

Segundo Patrícia, a atividade integra o Setembro Amarelo e chama atenção para temas delicados, como automutilação. “Parece um tabu, mas serve como alerta da necessidade de buscar ajuda profissional. Sem informação, não há como procurar assistência”, destacou.

Ela também ressaltou a importância de ouvir o outro e perceber como agimos com as pessoas: “De forma recreativa, eles aprendem ainda melhor sobre empatia e saúde mental”. Durante o evento, houve um quiz para as crianças compartilharem o que entenderam da palestra.

Depoimentos das crianças

Manuela Guimarães, de 10 anos, integrante do projeto há dois anos, aprovou a atividade:

“Gostei muito da peça! Falei sobre as coisas que me acontecem no dia a dia, como piadas que fazem comigo, e a palestra me ajudou a lidar com isso. Disse que quero ser professora para ajudar minha turma”, contou.

Arthur Fernandes da Silva Marins, 11 anos, também destacou a importância da empatia:

“Entendi que o que eu não gosto que façam comigo eu não posso fazer com um colega. Uma vez, defendi um menino autista que estava sendo alvo de piadas. No dia seguinte, a mãe dele me agradeceu”, relatou.

Sobre o projeto Clin Social

O projeto Clin Social é desenvolvido pelo Setor de Serviço Social da Companhia de Limpeza de Niterói desde 2010. O programa atende 60 crianças e adolescentes, entre 9 e 12 anos, em situação de vulnerabilidade, estimulando a permanência no sistema regular de ensino.

Com atividades esportivas, culturais, musicais, artísticas e pedagógicas, o projeto proporciona transformação social para crianças e suas famílias.