Em meio à onda de calor extremo deste verão, a Clin mudou a rotina dos garis para reduzir os impactos das altas temperaturas em Niterói. Além de ampliar o descanso no horário mais quente, a empresa reforçou hidratação e proteção contra o sol. A meta é preservar a saúde de quem mantém a cidade limpa e sustenta o destaque local na limpeza urbana.
Calor extremo: Clin altera rotina dos garis em Niterói
Eles trabalham no calor e nas madrugadas mais quentes e, mesmo assim, deixam a cidade limpa para manter a Prefeitura de Niterói como destaque nacional em qualidade da limpeza urbana. Para tornar o dia a dia mais leve, a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) alterou as rotinas dos garis para diminuir os efeitos da onda de calor que atinge a cidade neste verão.
Medidas de proteção: pausa maior, água constante e itens contra o sol
Em janeiro, o horário de almoço, quando o sol está mais forte, tem sido estendido por até uma hora. Além disso, o gerente das equipes tem orientação para oferecer água aos trabalhadores constantemente.
Desde 2025, os garis contam com:
- blusa UV, que protege a pele dos raios de sol
- chapéus
- protetor solar
Niterói, assim como toda a região metropolitana do Rio, tem sofrido com as altas temperaturas neste verão.
Bem-estar e produtividade: impacto direto no serviço de limpeza
Segundo a direção da empresa, o cuidado com a saúde também influencia o desempenho das equipes e a qualidade do serviço prestado no dia a dia da cidade.
“Além de cuidar da saúde dos trabalhadores, investir no bem-estar tem reflexo na produtividade. Mesmo com o aumento no tempo de descanso na hora do almoço, os roteiros estão sendo cumpridos e o serviço está sendo feito com excelência para continuarmos mantendo o primeiro lugar no Índice de Sustentabilidade e Limpeza Urbana (ISLU), elaborado pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) em parceria com a consultoria PwC”, garantiu o presidente da empresa, Acílio Borges.
Garis aprovam mudanças na rotina durante a onda de calor
Os principais interessados nestas mudanças na rotina por conta do calor estão aprovando as novidades. A gari Alzileia de Medeiros, que trabalha há 30 anos na Clin, elogiou a iniciativa.
“Está realmente muito quente. Em algumas ruas não tem comércio ou escolas, onde podemos beber água. Por isso, esse cuidado com a gente tem sido de grande valia. A proteção contra o sol também melhorou, porque antes só tínhamos roupa de manga curta. Esta blusa nova faz a diferença”, comentou.
O gari Gláucio Nascimento, que trabalha há 18 anos na Clin, também elogiou as medidas.
“É um ótimo reforço que estão dando para gente. Estou bastante satisfeito”, explicou Gláucio.
ISLU: Niterói mantém destaque em limpeza urbana
Nos últimos anos, o município ocupou o primeiro lugar no Índice de Sustentabilidade e Limpeza Urbana (ISLU), elaborado pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) em parceria com a consultoria PwC.
Ao reforçar a proteção dos garis durante o verão, a Clin busca preservar a saúde de quem sustenta a rotina essencial de limpeza e o padrão de qualidade que impacta diretamente a vida da população em Niterói.