
Um tumulto no campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, terminou com duas pessoas feridas, no final da tarde desta quinta-feira (15). A confusão envolveu membros da União da Direita Nacional (UDN), estudantes e professores da instituição. Um dos feridos precisou ser encaminhado para o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal). (Vídeo abaixo)
Segundo relatos, o grupo ligado à UDN estava no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) distribuindo panfletos com a frase provocativa: “Na UFF a direita se cria sim”, o que teria gerado reações entre os presentes. O grupo teria abordado de forma hostil estudantes, professores e terceirizados, intensificando o clima de tensão no local.
Ainda de acordo com os relatos, o conflito teria aumentado após os integrantes da UDN interromperem uma atividade acadêmica organizada pela Assessoria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (AFID/UFF). Três professores responsáveis pelo evento teriam pedido para que o grupo deixasse o local, mas teriam sido ironizados e ridicularizados.
A situação se agravou quando, segundo estudantes, um dos representantes da UDN teria partido para cima de uma aluna de Ciências Sociais, provocando a reação de colegas do Movimento Estudantil Independente, que intervieram em defesa da jovem.
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 18h e prestou socorro a dois homens. Um deles, de 30 anos, foi levado ao hospital com ferimentos considerados moderados. O outro, de 31 anos, foi atendido no local e liberado em seguida.
Em nota, a Universidade Federal Fluminense afirmou que repudia qualquer forma de violência e confirmou que o episódio foi rapidamente controlado pela equipe de segurança do campus. A instituição também garantiu que o caso será analisado pelas instâncias internas competentes para apuração dos fatos.
Já a Polícia Militar informou que o 12º BPM (Niterói) não foi acionado para a ocorrência.