Cidadãos poderão participar do Planejamento Plurianual e do Planejamento Participativo da Juventude pela internet, plenárias ou audiências públicas
CIDADE – A Prefeitura de Niterói lançou, na tarde esta quarta-feira (21/6), o processo de consulta pública para definir, junto com a população, as prioridades na aplicação dos recursos públicos de Niterói. Os jovens poderão fazer críticas, sugestões e contribuições através do Planejamento Participativo da Juventude, que será elaborado anualmente, enquanto a sociedade em geral poderá opinar através do Planejamento Plurianual (PPA), que orientará a administração municipal pelos próximos quatro anos. Segundo o secretário executivo Axel Grael, que representou o prefeito Rodrigo Neves no lançamento, essa é mais uma das medidas promovidas pela gestão para aproximar o poder público da sociedade, que já inclui iniciativas como o Niterói Que Queremos, a Lei da Transparência e a Prefeitura Móvel.
A pesquisa pode ser respondida pelo aplicativo para celular Colab – plataforma já adotada pela Prefeitura que permite aos usuários fiscalizar e colaborar para a solução de problemas da cidade. A consulta pública foi desenvolvida em parceria com a empresa e os mais de 4,5 mil usuários de Niterói já cadastrados receberão convites para participar do planejamento. Para utilizar a ferramenta digital, basta acessar o site colab.re/Niteroi, ou baixar o aplicativo em um smartphone (disponível para IOS e Android). Os moradores também podem participar pelo site www.participaniteroi.com.
Juventude – Pela primeira vez Niterói terá um Planejamento Participativo da Juventude, onde os jovens entre 15 e 29 anos poderão se manifestar sobre os projetos da Prefeitura em cada uma das áreas e regiões da cidade. A pesquisa para os jovens aborda assuntos como mobilidade, geração de emprego, cultura, esporte e terá um espaço livre para exposição de opiniões.
Além da consulta pelo aplicativo e site, os jovens poderão participar de maneira presencial nos fóruns de discussões regionais, que acontecerão ao longo dos meses de junho, julho e agosto, no Centro, na Zona Sul na Região Oceânica, na Zona Leste, em Pendotiba e na Zona Norte. A iniciativa será divulgada em escolas, universidades e locais de grande frequência de jovens, fomentando discussões.
“Além de manter o diálogo aberto, queremos estimular a participação do jovem na democracia e reforçar o sentimento de pertencimento dele. Após ouvir as opiniões, vamos elaborar um calendário de entregas baseado nas solicitações dos jovens niteroienses, com enfoque nas necessidades de cada região”, finaliza o coordenador de Políticas Públicas da Juventude, Robson Guimarães Filho, o Binho.