No primeiro dia do Projeto Volta às Aulas, equipes de funcionários de diversos setores da NitTrans visitaram 16 escolas públicas e uma particular. Durante os horários das entradas e saídas,cerca de 920 alunos foram abordados mostrando interesse pelos panfletos que recebiam. Além dos estudantes; pais, avós, irmãos e outros familiares que deixavam ou buscavam a criançada nas escolas também receberam os folhetos explicativos sobre a importância do respeito ao Código de Trânsito Brasileiro.
Na porta da escola municipal prof Paulo de Almeida Campos, em Icaraí, Bruno (9 anos) ficou empolgado com um bloco de autuações e quis saber quem deveria multar. Ao ser informado que era para alertar quem estivesse errado no trânsito, ele se lembrou das pessoas que insistem em estacionar sobre a calçada.
Para o cel. Paulo Afonso Cunha, Presidente da Niterói Trânsito e Transporte, o trabalho da Educação de Trânsito tem dado frutos. A criança ouve as palestras sobre trânsito ou recebe um folheto e cobra da mãe e do pai. A NitTrans tem se empenhado desde 2013 nesse Projeto Volta às aulas e o resultado é que, há quatros anos, o número de acidentes de trânsito vem caindo em Niterói.”