CIDADE – O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, neste sábado (03/12), será motivo de dupla comemoração pela Prefeitura de Niterói, já que a data também marca o primeiro aniversário do Praia Sem Barreiras, projeto que facilitou o acesso de niteroienses com necessidades especiais ao banho de mar. Das 9h ao meio-dia, na Praia de Icaraí, haverá apresentações do grupo Arte de Dançar e de vôlei sentado, além de ensaio fotográfico de roupas adaptadas para pessoa com deficiência e oficina de plantio de sementes.
” Vamos estar comemorando o Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência e um ano do Praia Sem Barreiras. Durante este primeiro ano de funcionamento do projeto, além de pessoas com deficiência de Niterói, tivemos visitantes de outros municípios que se beneficiaram da estrutura que criamos. É importante ressaltar que o Praia Sem Barreiras é usufruído também por idosos. Niterói tem avançado na inclusão da pessoa com deficiência. A maior barreira que nós, pessoas com deficiência, nos deparamos é a barreira atitudinal, e, essa barreira, estamos transpondo no nosso município. Sei que temos muito ainda para fazer, mas acredito que estamos no caminho certo”, afirmou a coordenadora municipal de Acessibilidade, Carmem Fogaça.
A estrutura, montada em frente à Reitoria da UFF, na altura da Praça Getúlio Vargas, possui uma rampa e uma esteira, instaladas na areia, para que as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida tenham acesso ao mar, viabilizando o lazer na companhia de seus familiares e amigos. O espaço conta ainda com duas cadeiras anfíbias. Monitores auxiliam os cidadãos com a utilização das cadeiras e também no trajeto até a praia.
O projeto é gratuito e funciona aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 17h. Em breve, o Praia Sem Barreiras também chegará a Itacoatiara, São Francisco, Charitas e Piratininga.